Você já deve ter ouvido falar em diversidade e inclusão nas empresas, mas você sabe por que isso é importante? Fique por dentro do assunto!
A importância de estimular a diversidade e inclusão nas empresas já é reconhecida por grande parte do meio corporativo, mas é preciso avançar mais nessa discussão.
Embora o assunto tenha sido bastante discutido nos últimos anos, a realidade do mercado de trabalho ainda não chegou ao que se espera de um meio aberto e convidativo à diversidade.
Esse cenário é prejudicial tanto para as pessoas excluídas e ignoradas pelo meio empresarial quanto para as próprias organizações, que deixam de aproveitar as vantagens de uma cultura mais inclusiva.
Para saber mais sobre a importância da diversidade e inclusão nas empresas, continue a leitura!
O que queremos dizer com diversidade e inclusão nas empresas?
Quando falamos em diversidade e inclusão nas empresas, estamos nos referindo à criação de um meio empresarial mais aberto às diferenças.
Ou seja, organizações que tragam pessoas com perfis distintos às suas equipes, incluindo mulheres, pessoas negras, com deficiência, membros da comunidade LGBTQIAPN+, entre outros grupos que têm sido historicamente marginalizados em nossa sociedade.
A discriminação praticada contra pessoas com esses perfis deu origem a uma série de problemas que afetam sua entrada no mercado de trabalho, fazendo com que tenham ainda mais dificuldades para acessar esse espaço.
Assim, pautar a importância da diversidade e inclusão no meio corporativo significa defender princípios como o respeito a diferentes identidades e a equidade de oportunidades para todos.
Um parâmetro da diversidade e inclusão nas empresas brasileiras
Embora esse seja um assunto de grande importância, ainda há quem não enxergue a relevância de trazer mais diversidade para o meio empresarial, tornando esse espaço mais inclusivo.
Assim, é importante ter em mãos alguns dados que denunciam a realidade em que vivemos e a necessidade de discutir essa temática.
Por exemplo, uma pesquisa realizada pela Pulses, com mais de seis mil colaboradores de 60 empresas distintas, mostrou que:
- 62,46% dos entrevistados se autodeclaram brancos, sendo apenas 24,60% pardos, 8,14% pretos e 4,8% de outras raças/etnias,
- 47,73% se autodeclaram homem cis, seguidos de 44,03% que são mulheres cis e apenas 4,42% transgênero,
- em relação à orientação sexual, 89,70% disseram ser heterossexuais e apenas 8,95% eram bissexuais, lésbicas ou gays.
Em relação às pessoas com deficiência, o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2019, a taxa de participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho era de apenas 28,3%, menos da metade da taxa de pessoas sem deficiência (66,3%).
No caso das mulheres, também vale lembrar que de acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton, elas ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil. Embora o número ainda represente menos da metade dos cargos, esse é um avanço significativo comparado a 2019, quando a proporção era de 25%.
Esses dados mostram o quanto ainda precisamos avançar para que a diversidade e a inclusão se tornem parte do dia a dia no meio corporativo.
Saiba mais sobre o protagonismo feminino no mercado de trabalho lendo nosso post sobre aplicativos essenciais para mulheres empreendedoras!
Os benefícios de promover a diversidade e a inclusão no ambiente corporativo
Como vimos, aplicar esses valores no dia a dia de uma empresa é um passo fundamental para que pessoas de grupos marginalizados tenham acesso ao mercado de trabalho.
Assim, essa é uma atitude que gera mudanças sociais de grande importância, além de causar um impacto positivo na vida dessas pessoas.
No entanto, vale lembrar também que esses princípios trazem vantagens bastante relevantes para a própria organização, o que reforça sua importância para quem quer abrir seu próprio negócio, por exemplo.
Mais uma vez, estudos comprovam: de acordo com a pesquisa Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation, as empresas que investem em diversidade e inclusão também desenvolvem uma cultura de inovação no seu cotidiano.
Quer saber sobre diversidade e inclusão nas empresas, além de acompanhar as novidades no mundo do empreendedorismo? Continue aqui no nosso blog e confira outros posts sobre esses temas!