Sem categoria

A importância da rede de apoio para mulheres empreendedoras

Quer saber porque a rede de apoio para mulheres empreendedoras faz a diferença na gestão e sucesso do negócio? Leia aqui.

Não existem dúvidas que você nasceu para vencer, porém, uma rede de apoio para mulheres empreendedoras é essencial para melhorar o seu potencial e incrementar o seu negócio.

Segundo matéria publicada em junho de 2023, na CNN Brasil, o empreendedorismo feminino cresce significativamente no nosso país e já somamos mais de 10 milhões de mulheres que abriram suas empresas e trabalham por conta própria.

Empreender não é tarefa fácil e por vezes a jornada parece solitária frente aos desafios enfrentados na gestão de seus negócios, porém, você não precisa percorrer o caminho sozinha.

Em toda a sua trajetória, é importante saber com quem você pode contar e dividir suas experiências, bem como criar parcerias e abrir oportunidades de novos investimentos.

Continue a leitura e confira a importância da rede de apoio para mulheres empreendedoras, como você.

Por que é importante ter uma rede de apoio enquanto empreendedora?

Uma matéria publicada na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios traz dados do  Mapeamento dos Negócios Inspiradores Femininos 2022, destacando que 41% das mulheres que empreendem iniciaram seus negócios movidas pelo desejo de se reinventar profissionalmente.

Apesar dessa realização, sabemos que empreender é um grande desafio e quando se trata do empreendedorismo feminino eles são muito maiores.

Entre os principais desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras, destacamos:

  • falta de recursos e os riscos financeiros envolvidos,
  • dificuldade para conseguir crédito,
  • falta de conhecimento em gestão,
  • barreiras sociais,
  • insegurança e falta de experiência para criar uma empresa do zero,
  • falta de apoio,
  • dupla jornada.

Qual a importância da rede de apoio nesse momento?

Nessa hora, lembramos um conhecido provérbio africano que diz: se você quiser ir rápido, vá sozinho, se quer ir longe, vá acompanhado. Nesse sentido, ter uma rede de apoio é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio a longo prazo.

Lembre-se também que, especialmente no mundo dos negócios, ninguém é suficientemente bom e capaz o tempo todo. Parcerias e compartilhamentos de experiências e conhecimentos são indispensáveis para o sucesso de um empreendimento.

A rede de apoio tem papel no suporte emocional. Ela também ajuda a aprimorar a sua qualificação ao fornecer orientações, feedbacks e insights que serão de grande valor para você e para o seu negócio.

Sem contar que você poderá se beneficiar com palestras e mentorias que serão de grande auxílio na sua gestão e na sua carreira.

Ou seja, como empreendedora você auxilia e é ajudada, acessa informações e compartilhar experiências, recebendo apoio e suporte que não teria caso optasse por caminhar sozinha.

Descubra como você pode construir a sua rede de apoio

O ideal é que a sua rede de apoio reúna mulheres que comunguem dos mesmos objetivos, que compartilhem dos mesmos interesses e que tenham negócios afins.

Você pode criar a sua rede de apoio identificando primeiramente suas necessidades.

Por exemplo: você está procurando apoio emocional? Ou deseja abrir oportunidades para novas parcerias? Deseja se capacitar? São questões a serem refletidas, para então formar o seu grupo.

Você pode, também, criar rede de apoio participando, seja presencialmente ou online, de eventos de networking.

Ou ainda se juntar e participar ativamente de comunidades online, mas não deixe de encontrar mentoras.

Dicas para manter sua rede de apoio fortalecida

Tão importante quanto construir a sua rede de apoio é mantê-la fortalecida no decorrer dos dias.

Por isso, ofereça ajuda e esteja ativa nos eventos e encontros.

Tenha por hábito agradecer as pessoas que fazem parte da sua rede, pela participação, pelo suporte, apoio, presença e esteja sempre aberta às novidades e novas conexões.

Agora que você conferiu a importância da rede de apoio para mulheres empreendedoras, que tal continuar a leitura para refletir como a saúde mental da mulher influencia nos negócios?

Mais de Sem categoria

Ver mais