Decoração
Design

Buscando inspiração para uma decoração de sala de estar incrível? Confira algumas dicas!

Imagem de destaque do post Buscando inspiração para uma decoração de sala de estar incrível? Confira algumas dicas!

A decoração da sala de estar faz toda a diferença na atmosfera da casa. Confira aqui algumas dicas para arrasar na décor da sua!

A sala de estar é a vitrine de uma casa, aquele local onde a primeira impressão é a que fica. Por isso, vale a pena investir na decoração deste local. Afinal, certamente é o ambiente da casa no qual mais tempo se passa: relaxando, assistindo televisão, recebendo amigos ou curtindo a família.

Por isso, pensar na decoração e nos detalhes deste ambiente é muito importante. A sala de estar é o local da casa onde passamos mais tempo e é o ambiente que as suas visitas irão conhecer.

Você está buscando inspiração para uma decoração de sala de estar incrível? Confira algumas dicas!

Elementos importantes na decoração de sala de estar

Em primeiro lugar, há dois elementos importantes na decoração de sala de estar: o tamanho dela e o estilo de decoração que você deseja imprimir a este ambiente.

Se a sua sala de estar for pequena, você enfrentará alguns desafios, mas saiba que é perfeitamente possível ter uma decoração incrível em espaços reduzidos. A maioria dos ambientes pequenos, atualmente, está integrado com a sala de jantar e, muitas vezes, também com a cozinha. Ou, então, não há uma sala de jantar. Esta integração faz com que você tenha que pensar não somente na sala, mas em uma decoração que fique harmoniosa para os dois ambientes, já que estão integrados.

Basicamente, por conta do espaço - ou da falta dele! - você deve ter em mente que deverá ter poucos móveis no local e é interessante apostar nas cores claras, que dão maior sensação de amplitude. Você pode apostar em prateleiras e nichos nas paredes, que não ocupam tanto espaço. Aposte em um painel na parede para a televisão e em pufes, que servem para acomodar as visitas.

Contudo, se espaço não for o seu problema, há um mundo de possibilidades na decoração. Neste caso, o que contará mais será o estilo de decor que você deseja colocar no ambiente. Ela pode ser mais clean, rústica, moderna, clássica, minimalista, entre outras. Seja qual for a sua opção, lembre-se de manter uma cartela de cores harmoniosa. O ideal é manter o mesmo estilo em todos os cômodos ou, pelo menos, nos cômodos mais próximos.

Em qualquer um dos casos, a iluminação também é um elemento importante na decoração de sala de estar. O ideal é aproveitar a luz natural, mas se o seu ambiente não receber muita iluminação externa, vale pensar em um projeto de iluminação para a sua sala de estar.

Salas decoradas para se inspirar

Depois que você já projetou o seu espaço e definiu o estilo da decoração, é hora de escolher os móveis e pensar nos detalhes decorativos.

Lembre-se de que o sofá é a estrela de uma sala de estar, por isso, escolha-o com cuidado. Se você gosta de passar bastante tempo nele ou recebe muitos amigos, vale a pena investir em um item bonito e confortável. Além disso, poltronas, cadeiras de apoio e pufes, se o espaço permitir, são ótimos para receber visitas.

Tenha em mente que a sua sala de estar, além de bonita, precisa ser funcional. Não adianta investir em uma mesa de jantar incrível se você não costuma fazer as refeições nela. Neste caso, uma bancada na cozinha pode ser mais funcional e liberar o espaço na sala.

Juntamente com a escolha dos móveis, você deverá pensar nas cores. A escolha da paleta de cores é importantíssima, pois ela garantirá harmonia, beleza e aconchego para a sala de estar. De maneira geral, ela está ligada ao estilo. Ou seja, cores neutras combinam com estilos clean e minimalista, já os tons mais carregados ficam bem em estilos clássicos ou rústicos.

Pegue como referência, em sites, revistas ou com amigos, salas decoradas para se inspirar.

Como decorar uma sala a partir das tendências atuais em design?

Se você gosta de decoração e está buscando o que há de mais atual e moderno, há muitas opções.

Como decorar uma sala a partir das tendências atuais em design? O design atualiza-se o tempo todo. Há sempre novidades e se você gostar de seguir as tendências, saiba que, para 2020, já se conhece as novidades em design de interiores, arquitetura e paisagismo.

Uma delas são as almofadas em alto-relevo, com tecidos que sugerem este tipo de toque, como o matelassê.

O brilho iridescente é outra tendência, no plástico, no vidro ou no metal. A ideia é seguir a moda do sereismo e não ter medo de brilhar!

As plantas também voltam com tudo para serem protagonistas na decoração. Existe a ideia de retorno ao contato com a natureza, o que faz os designers criarem verdadeiras florestas urbanas. Então, se você gosta de manter plantas em casa, chegou a sua hora! Pequenas, grandes, folhagens, flores, suculentas, cactos, árvores. Vale tudo!

Para finalizar, o veludo é tecido da vez. Encorpado e luxuoso, ele deve ser usado com cuidado. Mas ele é o favorito para o revestimento de sofás e poltronas.

Dicas para garimpar artigos de decoração para salas

Misturar elementos na decoração é cool e fica muito bonito. Se você gosta de objetos estilo vintage, os brechós são ótimos locais para garimpar artigos de decoração para salas. Procure um brechó de móveis, um antiquário ou, se há na sua cidade, uma feira de móveis usados, e escolha com cuidado, especialmente observe se não há cupins nos móveis. Você certamente encontrará artigos muito bonitos e com custo acessível.

Confira algumas dicas para garimpar artigos de decoração para salas:

  1. Observe o estado de conservação do móvel, principalmente se não há cupins.
  2. Móveis rústicos são ótimos para compor ambientes externos.
  3. Além de móveis, você pode comprar eletrodomésticos charmosos, para dar um ar de originalidade à uma bancada de cozinha ou um espaço gourmet.
  4. Cuidado, a ideia é usar moderadamente estes itens, para que a sua casa fique despojada e moderna e não com cara de antiquário.
  5. Os objetos antigos também podem ganhar novos usos: uma penteadeira que vira aparador ou uma cadeira que se transforma em uma mesa lateral, por exemplo.
  6. Você pode consertar ou até reformar o móvel ou objeto de decoração, mas lembre-se que a ideia é exatamente mostrar que é antigo.

Mais de Decoração

Ver mais