Decoração
Design
Fofura

Decoração artesanal: dicas para fazer você mesmo

Se você curte uma pegada de decoração artesanal na sua casa, pode apostar em itens que você mesmo pode fazer e deixar a sua décor com aquele charme a mais. Confira nossas dicas!

Se você curte uma pegada de decoração artesanal na sua casa, pode apostar em itens que você mesmo pode fazer e deixar a sua décor com aquele charme a mais. Além de ser sustentável, pois você pode reaproveitar vários materiais, este tipo de decoração é econômica e exclusiva.

Não é preciso ter muitos conhecimentos prévios de técnicas manuais para se aventurar neste universo. Com algumas dicas simples, você pode começar agora mesmo a fazer as suas peças e contar com uma decoração única para a sua casa.

A decoração artesanal vai conferir ao ambiente e à sua casa um toque de personalidade e de aconchego. Apenas uma peça em um ambiente é suficiente para garantir este toque artesanal. E, inclusive, mantenha a cautela, pois a ideia é imprimir personalidade à decoração, e não deixar a sua casa com cara de usina de reciclagem. Mescle itens artesanais com peças contemporâneas e o resultado será muito bacana.

Confira abaixo dicas para fazer você mesmo!

Dicas de como fazer peças de decoração artesanal

Objetos feitos à mão conferem à sua casa uma decoração única e especial. Os trabalhos artesanais podem ser feitos com diversos materiais, recicláveis ou não: feltro, tecidos, garrafas pet, garrafas e potes de vidro, latas, entre muitos outros.

Você pode, por exemplo, fazer vasinhos de plantas de diversas formas. Pode utilizar garrafas ou potes de vidro pintados ou, ainda, colocar alguns prendedores de roupas em volta de uma lata de atum e você terá um lindo vaso!

As rolhas também são itens que podem ser transformados em muitas peças. Que tal um tapete? Com as rolhas cortadas ao meio no sentido do comprimento, cole-as em uma tábua emborrachada com cola quente. Você terá um lindo tapete para o banheiro, cozinha ou varanda.

As rolhas também podem compor um quadro para recados. Cole as rolhas em uma caixa ou moldura de MDF e, se desejar, pinte com a cor desejada ou deixe as rolhas naturais. Pendure na parede e você tem um lindo quadro de recados.

O mais importante é deixar a imaginação solta e usar a criatividade!

Ideias de decoração com reciclagem

Para se aventurar neste universo da decoração artesanal, você pode utilizar itens recicláveis para criar as suas próprias peças. Desta forma, dá um destino para aquela peça que não usa mais ou algum material que seria jogado no lixo.

Algumas ideias simples podem ser o centro das atenções na sua decoração, em qualquer ambiente, seja na sala, no quarto, na cozinha, no jardim e onde mais a sua imaginação permitir. Você pode utilizar os mais variados itens: caixotes, latas, garrafas de vidro e muito mais!

Uma ideia é criar uma iluminação diferenciada para algum ambiente, como a sala, por exemplo. Utilize potes de vidro como luminárias, com luz baixa e o efeito aconchegante inundará o seu ambiente!

Os paletes, aqueles caixotes de feira, são item indispensável para quem quer ideias de decoração com reciclagem. Eles podem simplesmente se transformar em qualquer coisa que você imaginar: uma mesa, uma prateleira, uma estante e até a base de um sofá.

Garrafas e potes de vidro são outro item quase coringa, que você poderá utilizar de diversas formas, como para guardar objetos ou como vasos de flor. Você pode dar uma cara nova ao seu vidro com uma simples pintura. Para isso, passe primeiro um primer para vidro e espere secar. Depois, aplique a tinta escolhida.

Ideias de artesanato fácil para iniciantes

Como falamos acima, você não precisa ser expert em artesanato e técnicas manuais para começar a se aventurar neste ramo e criar suas próprias peças de decoração.

Há muitas ideias de artesanato fácil para iniciantes. Temos certeza de que você vai gostar e não vai mais querer parar!

Que tal começar com um lindo quadro decorativo? Com uma placa de madeira ou MDF, ou até mesmo um palete, você já pode começar. Você pode colar nela uma palavra, como love, por exemplo. Escolha o papel de sua preferência e recorte as letras. Depois, cole-as com cola quente na disposição que desejar. Simples, rápido, fácil e fica muito bonito.

Outra ideia de artesanato fácil é utilizar caixinhas de leite para confeccionar diversos itens, desde porta-trecos até sacolinhas. Você corta a parte superior e pode encapar a caixinha com papel ou tecido, depois é só furar a parte superior e passar uma fita. Se desejar, pode ainda colocar outros elementos decorativos, colados na parte externa.

Dicas criativas para você fazer a decoração da sua casa

Poucas coisas podem ser tão criativas quanto fazer a própria decoração da sua casa. Se você é adepto do "faça você mesmo", não pode deixar de criar a sua própria decoração com muita criatividade.

Você pode reaproveitar uma gaveta antiga e transformá-la em um organizador de joias. Forre o interior com um tecido ou papel contact e insira ganchos ou puxadores para pendurar as joias.

E que tal uma sapateira com cano de PVC? Se você não tem, este é um material relativamente barato para comprar. Basta cortar todos no tamanho desejado e pregar na parede.

Você pode criar um efeito de luz muito bacana com materiais simples. Pegue uma taça de vidro, coloque uma vela dentro e papel vegetal ao redor. Você terá um lindo abajur! E para alegrar o ambiente - que pode ser o quarto das crianças, por exemplo -, crie uma luminária pisca-pisca. Faça pequenos furos em toda uma lata de leite em pó. Pinte a parte externa como desejado e coloque dentro uma luz pisca-pisca. Feche a tampa, deixando o fio livre para ligar na tomada.

O que não faltam são ideias boas e simples, com dicas criativas para fazer a decoração da sua casa. Inspire-se e mãos à obra!

Mais de Decoração

Ver mais