Sem categoria

Dia do Empreendedorismo Feminino: história da data e sua importância

Você sabia que dia 19 de novembro é o Dia do Empreendedorismo Feminino? Saiba mais sobre essa data e conheça sua importância!

Desde 2014, o dia 19 de novembro se tornou uma data muito importante para as mulheres: o Dia do Empreendedorismo Feminino.

Assim, a data serve para refletir sobre os desafios enfrentados por esse grupo no ambiente corporativo, mas também para pensar em novos caminhos, que ajudem a promover a equidade de gênero no ambiente das empresas.

Afinal, embora ainda existam muitos obstáculos a serem enfrentados, há também novas oportunidades.

Para saber mais sobre o Dia do Empreendedorismo Feminino e entender a importância dessa celebração, continue a leitura!

Como surgiu o Dia do Empreendedorismo Feminino?

Hoje em dia, já nem parece verdade que, até a década de 1960, as mulheres brasileiras precisavam da permissão de seus maridos para atuar no mercado de trabalho.

Apesar dos avanços alcançados desde então, ainda há muitos desafios a serem enfrentados e a importância da presença de mais mulheres no meio empresarial não pode ser esquecida.

Por isso, em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia do Empreendedorismo Feminino, uma data para homenagear as mulheres que já marcam presença nessa área e convidar outras a fazerem o mesmo.

Hoje em dia, pelo menos 144 países já comemoram, junto com o Brasil, essa data de grande relevância para a equidade de gênero nas empresas.

Saiba porque é importante ter um dia para o Dia do Empreendedorismo Feminino

Como mencionamos, há poucas décadas a situação das mulheres em relação ao trabalho era bastante diferente.

O Dia do Empreendedorismo Feminino é uma data importante, que nos lembra de olhar com mais atenção para o meio empresarial e as mulheres que fazem, ou que não fazem, parte dele.

Além disso, chamar atenção para esse assunto permite que as pessoas passem a pensar e agir de forma coletiva, o que ajuda a potencializar qualquer ação.

Uma pesquisa da Rede da Mulher Empreendedora com diversos negócios apontou que 84% tinham ao menos metade da equipe composta por mulheres, quando havia uma mulher na liderança, o que só ocorreu em 56% dos empreendimentos liderados por homens.

Também vale lembrar que trabalhar em uma empresa liderada por uma mulher pode tornar esse espaço mais acolhedor e atento a questões como violência de gênero e assédio no trabalho.

Ou seja, de forma colaborativa, as empreendedoras passam a ajudar outras mulheres, unindo forças para construir um meio empresarial com mais equidade, mas para que isso aconteça é preciso falar sobre o assunto.

O empreendedorismo hoje e as perspectivas para o futuro

Nos últimos tempos, com o crescimento das discussões sobre temas como diversidade e inclusão, estamos caminhando para a construção de um meio empresarial com mais oportunidades para diferentes tipos de pessoas, incluindo as mulheres.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, as empreendedoras ainda são minoria no Brasil, chegando a um total de 9,3 milhões de empresárias, o que equivale a 34% do mercado geral.

Por outro lado, esse é um avanço significativo em relação à realidade de décadas atrás, quando o assunto começou a ser debatido e as mulheres passaram a abrir caminhos no mundo dos negócios.

Assim, as perspectivas são bastante positivas e a criação de datas como o Dia do Empreendedorismo Feminino, que celebra esses avanços, mostram que estamos caminhando para um futuro mais igualitário.

Para ficar por dentro de mais novidades sobre empreendedorismo feminino, continue acompanhando o blog Garotas de Sorte!

Mais de Sem categoria

Ver mais