Mulheres empreendedoras precisam saber sobre gestão de tempo para otimizar sua agenda de tarefas. Acesse nosso artigo e conheça 5 dicas essenciais!
A vida de uma mulher empreendedora costuma ser corrida, afinal é possível que você tenha várias reuniões no mesmo dia e ainda precise cuidar de seu negócio. Sendo assim, saber sobre gestão de tempo é importante para qualquer empreendedora de sucesso!
A gestão de tempo eficaz ajuda a equilibrar os desafios da vida profissional e pessoal. Com múltiplas responsabilidades e tarefas a serem realizadas, o tempo pode facilmente se tornar um recurso escasso.
Além do fator da otimização, é essencial se policiar para evitar um acúmulo de tarefas sem sentido em sua agenda.
Portanto, neste artigo, separamos 5 dicas sobre gestão de tempo para que vocês, empreendedoras, possam gerir seu tempo da melhor forma. Continue a leitura abaixo para conferir!
O que é gestão de tempo e qual a sua importância?
A gestão de tempo, também conhecida como administração do tempo, é um conjunto de técnicas, habilidades e práticas utilizadas para planejar, organizar e controlar o uso do tempo de forma eficiente e produtiva.
O objetivo principal é maximizar a realização de tarefas importantes, minimizando o desperdício de tempo e reduzindo o estresse relacionado à falta de tempo.
Sabemos que na agenda de uma empreendedora, há muitas tarefas importantes todos os dias e diminuir o desperdício de tempo é essencial.
A gestão de tempo é de extrema importância em várias áreas da vida, tanto pessoal quanto profissional. Além de você também ter menos estresse, o que é essencial para quem está empreendendo.
5 dicas de gestão de tempo para mulheres empreendedoras
Do planejamento financeiro até as vendas, independente do seu segmento, conseguir organizar seu tempo ajuda no crescimento e desenvolvimento da sua marca. Assim, é ideal saber como fazer ela de forma prática e rápida.
Portanto, veja abaixo as 5 dicas que separamos para você começar a fazer uma melhor gestão de tempo hoje mesmo. Confira!
1.Faça um planejamento
Se você ainda não tem uma agenda, seja digital ou física, pare agora mesmo! É essencial que você mantenha um planejamento do seu dia, mesmo que apenas de suas tarefas profissionais.
Em uma agenda como essa, é possível marcar as tarefas mais importantes, quanto tempo você quer ou espera levar nelas e mais.
Online é possível encontrar milhares de opções de agendas como essas, que são uma forma rápida de manter todas suas atividades anotadas em um só lugar.
Alguns exemplos disso seriam:
- O aplicativo de agenda que já vem em seu celular;
- O Google Keep;
- Google Agenda;
- Trello, uma aplicação disponível em forma de app ou site;
- Notion, que é muito completo para anotações.
Sendo assim, existem diversas opções para você se planejar. De modo geral, é essencial ter tudo demarcado para que você não se esqueça de nada.
2.Tenha metas
Outro ponto muito importante para sua organização de tempo é definir algumas metas e objetivos. Quando você é parte de uma equipe, seu gestor provavelmente já coloca as metas para você. Mas isso não ocorre quando você administra seu próprio negócio.
Portanto, entenda qual o objetivo e onde quer chegar hoje. Metas claras são importantes para manter o foco e não perder de vista o verdadeiro objetivo final daquela atividade.
3.Tenha prazos
Outra dica importante é que você precisa ter prazos que sejam claros e consistentes. O prazo é essencial para saber o ponto final da sua entrega e até quando você pode fazer aquela atividade.
4.Defina suas prioridades
Muita gente acaba esquecendo quais são suas prioridades e esquecem de fazer as mais importantes primeiro que as outras.
Sendo assim, lembre-se de se delimitar e definir prioridades claras em sua agenda.
Uma dica para clarificar isso, sem muito esforço, é a forma como você coloca as mais importantes no topo e as menos importantes em baixo.
Além disso, você pode sinalizar quais são urgentes, com a cor vermelha, uma opção em algumas agendas online.
Faça as tarefas que são mais importantes, especialmente aqueles que tem uma deadline curta ou que já precisa ser feita naquele mesmo dia.
5.Sempre faça intervalos
O ideal é que você não se sobrecarregue. Esse é um dos principais objetivos de ter uma boa gestão de tempo.
Sempre garanta alguns intervalos para si mesma! Se você tem a oportunidade de trabalhar para si mesma, especialmente em modelo home office, isso é algo essencial e fácil de fazer.
Além de ser saudável, sua atenção também agradece! Afinal, estudos mostram que um adulto ocidental comum possui de 10 a 20 minutos de atenção para uma atividade.
É ideal que você faça pausas ao longo de sua jornada de trabalho para revitalizar sua atenção e também descansar seu corpo.
Aplicativos para ajudar na sua organização de tempo
Ter acesso a algumas ferramentas que possam te auxiliar no seu processo de gestão de tempo é muito importante e facilita sua vida.
Portanto, separamos uma pequena lista com exemplos de apps que podem te ajudar na gestão e organização do seu tempo e negócio. Sendo assim, pense nos seguintes aplicativos para sua rotina:
- Toggl: Toggl é uma ferramenta simples e intuitiva para rastrear o tempo gasto em várias tarefas e projetos. Ele permite que você crie relatórios detalhados e analise como você está utilizando o seu tempo;
- Todoist: embora seja mais conhecido como um aplicativo de gerenciamento de tarefas, o Todoist também possui recursos de gestão de tempo, como a definição de prazos e prioridades, para ajudá-lo a organizar e otimizar suas atividades;
- RescueTime: o RescueTime rastreia automaticamente quanto tempo você gasta em aplicativos e sites, oferecendo insights sobre seu comportamento digital e sugerindo maneiras de melhorar sua produtividade;
- Clockify: o Clockify é uma ferramenta de controle de tempo que permite rastrear o tempo gasto em projetos e tarefas, sendo útil para freelancers e equipes que precisam monitorar o tempo dedicado a cada atividade.
Otimize sua gestão de tempo hoje mesmo e veja sua produtividade crescer cada vez mais!