Dia a Dia

Liberdade, bem-estar e equilíbrio são algumas das marcas de uma decoração minimalista

Foi na década de 60 que o minimalismo começou a parecer por meio de movimentos culturais, científicos e artísticos. Com o passar dos anos, o estilo foi crescendo e muitas áreas foram atingidas sempre com a ideia que menos é mais e isso passou a ser percebido na decoração minimalista, no estilo de vida minimalista e a arquitetura minimalista.

Foi na década de 60 que o minimalismo começou a parecer por meio de movimentos culturais, científicos e artísticos. Com o passar dos anos, o estilo foi crescendo e muitas áreas foram atingidas sempre com a ideia que menos é mais e isso passou a ser percebido na decoração minimalista, no estilo de vida minimalista e a arquitetura minimalista.

O excesso tanto na decoração quanto no estilo de vida precisa ser deixado de lado e o que deve a partir de agora fazer parte é a estética que traz funcionalidade.

A ideia é a manutenção de um espaço livre de uma grande quantidade de móveis, assim as pessoas poderão se sentir à vontade apenas com os objetos que tem ali, pois a qualidade vem antes da quantidade.

A decoração minimalista usa cores neutras como o preto, cinza e o branco juntamente com móveis que tenham muitas funções, formas geométricas simples e poucos elementos que se destacarão, pois, a ideia nesse tipo de decoração é que tudo faz parte.

Em um ambiente minimalista a organização é fundamental. A decoração minimalista é livre de excesso, porque o cômodo precisa ficar equilibrado!

Passo a passo para a criação de uma decoração minimalista

Com alguns passos, sua decoração minimalista pode ser composta de uma forma muito simples.

Primeiro, será preciso deixar no cômodo apenas aquilo que realmente for necessário e que servirá para manter no local uma sensação de bem-estar. Por isso, o que não se enquadrar nesse item deve ser retirado e posto de lado.

Para facilitar a definição dos itens que devem ser retirados, a dica é pegar os objetos que estão à vista, mas que por outro lado não apresentam nenhuma função classificada como prática.

O segundo passo trata da limpeza. Para construir sua decoração minimalista será preciso fazer uma limpeza total, ou seja, móveis que são úteis devem ser limpos, os que não são devem ser retirados do ambiente e a pintura também deve ser substituída, por cores como o branco, cinza ou preto.

O terceiro passo trata do planejamento. Para isso, será preciso reconhecer o ambiente e os itens que foram deixados ali. Cada um dos móveis deve ser colocado conforme o tamanho dele, a fluidez e a função dele no ambiente.

A dica para ter uma decoração minimalista diferenciada é a opção por peças que otimizem todo o cômodo, pois assim será possível aproveitar tudo o que a peça oferece, inclusive sua parte interna. É importante ter em mente sempre que a decoração minimalista preza por um ambiente mais “clean” ou, seja, mais limpo.

O quarto passo da decoração minimalista trata da organização do ambiente. Nesse caso, cada coisa deverá ter o seu lugar de forma clara. O melhor é que esses itens menores fiquem dentro dos móveis, pois assim ficará fácil pegar quando necessário e isso não quer dizer que determinada peça deverá fazer parte da decoração.

Por fim, preze por uma decoração que traga sempre bem-estar e funcionalidade para todos os que irão desfrutar desse ambiente. Se, porventura, a decoração minimalista do seu quarto for composta apenas pela cama e por um espelho, é fundamenta que ambos brilham e mostrem a sua personalidade.

Como escolher os móveis que irão compor uma decoração minimalista?

A decoração minimalista visa montar um ambiente onde o espaço livre não pode ser obstruído e as pessoas precisam ter facilidade na hora de executarem tarefas que são comuns em seu cotidiano.

A opção pelas mesas, cadeiras, sofás deve ser muito precisa, porque a decoração minimalista pede apenas aquilo que é considerado primordial. Os pufes, os cabideiros e a cama futon são muito usadas!

Montando a decoração minimalista de cada cômodo

Não é, porque o meu quarto é simples que significa que ele não tem vida! Um ambiente que apresenta os itens essenciais para que as pessoas vivam bem oferece funcionalidade e conforto. Por isso, ao pensar em uma decoração minimalista para o quarto aposte: cama, criado-mudo, guarda-roupa, espelho e luminária. Nada mais!

Para a sala, a ideia é deixar a mostra para os frequentadores do ambiente apenas aquilo que é fundamental. Para deixar esse local mais receptivo e também alegre, aposte em pontos de cor!

Na cozinha, a predominância deve ser por cores neutras, pois ela precisa transmitir limpeza e também funcionalidade, pois é nesse ambiente que se reúnem os amigos e a família.

Uma forma de complementar a decoração minimalista e trazer agilidade na hora de preparar o café, almoço ou jantar é deixando a mostra os eletrodomésticos que são os mais usados

Decoração minimalista para casas e apartamentos pequenos

Tem uma casa ou um apartamento pequeno, mas não abre mão de uma decoração minimalista, pois bem, agora nós vamos te mostrar como isso é possível.

As cores das paredes devem ser claras, os objetos também devem seguir essa tendência, a luz natural deve marcar presença no ambiente e os espelhos ajudam a finalizar a decoração minimalista.

Podem parecer dicas simples, mas apostando nesses recursos, juntamente com organização e união seu lar tem tudo para ser confortável e apresentar requinte. Para ter menos elementos decorativos, a sugestão é apostar em móveis que apresentam muitas funções e ao mesmo tempo sejam retráteis.

Por que apostar na decoração minimalista?

Ela traz economia, pois o leque de opções de cores é pequeno e os tons são sempre os mais neutros. Isso abre uma brecha para que o espaço seja iluminado de forma natural e assim os gastos com energia elétrica são reduzidos.

Maior rapidez na hora de limpar, pois como a quantidade de móveis e objetos decorativos na decoração minimalista é a menor possível, não se perde muito tempo com esse tipo de atividade. Sem contar que muitas vezes um número excessivo de elementos decorativos não tem função.

Ao apostar na decoração minimalista, você terá maior liberdade e sempre optará pelo que é realmente funcional.

Por fim, a decoração minimalista traz maior tranquilidade, pois sua casa sempre permanecerá organizada e livre da poluição visual, assim a funcionalidade e a calmaria serão sempre presentes e como consequência, todos que ali frequentarem apresentaram maior produtividade.

Mais de Dia a Dia

Ver mais