Sem categoria

As vantagens da Inteligência Artificial para empreendedoras

Se manter em dia com as atualidades pode ajudar em seus resultados. Por isso, acesse nosso artigo e descubra as vantagens da inteligência artificial para você.

Se você é uma empreendedora e está em busca de maneiras de impulsionar o sucesso de seus negócios, a Inteligência Artificial (IA) pode ser a sua melhor aliada. Por isso, é essencial entender e comparar as vantagens da Inteligência Artificial.

Facilitar seu dia-a-dia é algo que uma empreendedora deve sempre precisa estar tentando fazer. A otimização de tempo em sua agenda, muitas vezes cheia e corrida, pode ajudar com vários pontos.

Segundo o estudo Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, mais de 75% das empresas já buscam incorporar a inteligência artificial em seus negócios nos próximos anos.

Assim, podemos ver que IA está transformando a maneira como os negócios são conduzidos, oferecendo uma variedade de benefícios que podem melhorar significativamente a eficiência e a eficácia de suas operações.

Neste artigo, conheça as vantagens da Inteligência Artificial para as empreendedoras de sucesso!

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência artificial, ou IA, é uma disciplina da computação que se preocupa com a criação de agentes inteligentes, que são sistemas que podem raciocinar, aprender e agir de forma autônoma. A IA é um campo amplo e complexo, que abrange uma variedade de subcampos, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional e robótica.

A IA tem o potencial de revolucionar muitas indústrias e setores, desde a saúde até a finanças, transporte e manufatura. Além disso, a IA já está sendo usada em uma variedade de aplicações, como carros autônomos, assistentes virtuais e sistemas de diagnóstico médico.

Sendo assim, as vantagens da Inteligência Artificial se tornam cada vez mais claras. Mas no próximo tópico, vamos entender de uma vez por todas como ela pode auxiliar você, empreendedora!

Quais são as vantagens da Inteligência Artificial para empreendedoras?

Como podemos ver, essas IAs podem aprender ao longo do tempo por si só e mais de 74% das empresas já planejam adicionar elas em seu modelo de negócios de alguma forma.

Portanto, é bom que você pense como ela pode auxiliar você. Seja sua empresa pequena, média ou grande, há sempre espaço para novas tecnologias.

Mas como a IA pode ajudar você em seu empreendimento? Há várias maneiras que isso pode ocorrer, veja exemplos a seguir.

1.Melhorar o atendimento ao cliente

Muitas vezes, especialmente em empreendimentos pequenos, a dona acaba por ficar com todos papéis. O financeiro, o marketing e até mesmo o atendimento dos clientes fica tudo por sua conta, pois ainda está em crescimento. Com as IAs, é possível ‘terceirizar’ esse atendimento para uma máquina realizar ele.

As IAs são muito usadas em chatbots, os bots encontrados em sites e blogs corporativos para responder questões rápidas e já pré-produzidas para auxiliar o cliente. Para isso, é bom entender quais são as perguntas mais frequentes dos seus clientes em seu nicho e montar um roteiro para o chatbot seguir.

Mas não se preocupe, você não precisa saber TI para ter uma dessas IAs. O ideal seria a contratação de um profissional da área para implementar o mesmo em seu site, porém é possível fazer a implementação por si mesma. Através do Zenvia ou Zendesk, por exemplo, é possível fazer isso.

2.Prever o comportamento do seu consumidor

Para marketing e vendas, a IA também pode ser super útil. Ela é capaz de entender o comportamento do seu consumidor através do tempo e sugerir mudanças e estratégias melhores considerando como seus clientes normalmente agem.

Além disso, a IA pode ser usada para otimizar preços e ajudar a gerenciar a cadeia de suprimentos.

3.Pesquisa de dados

Quando você precisa pesquisar dados, é ideal também usar uma IA, como ChatGPT ou

qualquer outra. Lembrando que é recomendável considerar se os dados são reais, pesquisando sobre eles no Google ou qualquer mecanismo de busca após obter eles.

Com dados apresentados por uma IA, você consegue ter insights de vendas, acelerar seus processos e até simular cenários para testar teorias e ideias.

4.Analisar dados financeiros

Por fim, sabemos que finanças são uma das partes mais complicadas de sua empresa. Muitas vezes, é ideal terceirizar esse trabalho para profissionais que entendem do assunto e são diplomados. Porém, uma das coisas que uma IA pode fazer é analisar seus dados e conferir fraudes e riscos, além de prever um futuro financeiro para sua empresa.

Sendo assim, existem muitas vantagens da Inteligência Artificial para mulheres que empreendem. Mas qual seria a melhor? E como usar? Vamos entender logo a seguir!

Quais são as principais aplicações da inteligência artificial nas empresas?

Agora já vimos as várias vantagens que as IAs podem trazer para o seu negócio. Mas é bom entender que há muito mais que apenas ChatGPT ou Bard, o mais novo IA do Google. Sendo assim, vamos citar 3 opções de IA para implementar em sua empresa hoje mesmo.

Chatbots

Uma das opções mais óbvias são os chatbots, já são utilizados por várias empresas para agilizar o atendimento ao cliente. A ferramenta consiste em um software que reproduz o comportamento humano e tem a capacidade de reproduzir nomes e telefones.

Esse tipo de IA é bom para questões simples, para resolver problemas do cliente e auxiliar eles de forma rápida e eficaz. Isso vai melhorar a experiência do cliente!

Assistente pessoal

Esse tipo de ferramenta ajuda a marcar reuniões, atividades do seu cotidiano e horários na sua agenda. Essa ferramenta é ideal para empreendedoras, fazendo uma gestão de tempo automática e agilizando suas tarefas.

Mecanismos de segurança

Por fim, outro exemplo seriam os mecanismos de segurança. Para tornar seus sistemas mais seguros, é ideal ter uma IA. Esse tipo de inteligência impede que ocorram fraudes nos nomes dos clientes ou vazamento de dados importantes. Se você é dona de um e-commerce, por exemplo, é ideal pensar nesse tipo de IA.

Sendo assim, agora que você já sabe quais as vantagens da Inteligência Artificial para seu negócio, aplique hoje mesmo e veja seus resultados crescerem e sua empresa decolar!

Mais de Sem categoria

Ver mais