Dia a Dia

Exemplos de empreendedorismo feminino: 8 mulheres para se inspirar

Quer saber mais sobre empreender? Neste artigo, conheça os maiores exemplos de empreendedorismo feminino e inspire-se para abrir o seu negócio!

(Imagem: Luiza Trajano/Reprodução)

Uma das melhores formas de se motivar a empreender é através do exemplo. Por isso, buscar os alguns exemplos de empreendedorismo feminino para se inspirar, é de muita importância.

Seja por algumas histórias fascinantes que você viu em filmes sobre empreendedorismo ou por livros com o tema sobre como começar a empreender, o exemplo é uma ferramenta bastante efetiva de aprendizado.

É justamente por isso que trouxemos uma lista de alguns exemplos de empreendedorismo feminino, tanto no Brasil como fora, para você aprender e se motivar para sua própria jornada. Confira abaixo!

Exemplos de empreendedorismo feminino no Brasil

Para você que quer abrir seu próprio negócio, mas não sabe como começar, que tal conhecer algumas histórias para se inspirar um pouco?

Abaixo, separamos uma lista de 8 mulheres que são exemplos de empreendedorismo feminino. Confira:

1.Luiza Helena Trajano

É difícil falar de exemplos de empreendedorismo feminino no Brasil sem citar Luiza Helena Trajano. Desde cedo com espírito empreendedor, Luiza aprendeu com os tios e com a mãe a ter inteligência emocional e a lidar com negócios.

Hoje, muitos anos depois, a empreendedora deixa para trás um enorme legado. A pequena loja de seus tios se transformou em nada menos que a Magazine Luiza, uma das maiores lojas varejistas do Brasil.

2.Zica Assis

(Imagem: Zica Assis)

Outra história incrível e exemplo constantemente atrelado às maiores empreendedoras do Brasil é Zica Assis. Com uma infância difícil e trabalhos que remontam aos seus nove anos de idade, a empreendedora decidiu iniciar neste mundo quando trabalhava como doméstica.

Apaixonada por beleza e estética, Zica abriu a marca Beleza Natural. Após 25 anos, o Instituto possui mais de 100 salões ao redor do Brasil e um em Nova York.

3.Márcia Tozo

Márcia Tozo possui uma realidade bastante comum para muitas brasileiras. Mãe aos 16, ela teve que abandonar os estudos para conseguir focar em seu filho pequeno. Foi apenas depois que entrou na universidade e se formou em publicidade.

Com os conhecimentos da graduação, Tozo empreendeu ao criar o curso online de Brigadeiro Gourmet, plataforma que ensina milhares de pessoas a como fazer e comercializar o doce.

4.Regina Tchelly

(Imagem: changemakers/Reprodução)

Aos 19 anos, quando trabalhava como doméstica, Regina Tchelly foi incentivada por sua ex-empregadora a seguir um curso de gastronomia.

Assim, com sua especialização, surgiu o projeto Favela Orgânica, destinado a conscientizar diversos locais periféricos sobre alimentação e desperdício.

Em 2014, ela foi convidada especial da Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo, na Itália, para ministrar uma aula sobre aproveitamento integral de alimentos.

O projeto segue na ativa e, além da comercialização de alimentos saudáveis, Tchelly oferece cursos e oficinas de construção de hortas em bairros periféricos.

5.Chieko Aoki

Se você trabalha dentro de uma empresa e pretende abrir seu próprio negócio na mesma área, Chieko Aoki é um dos maiores exemplos de empreendedorismo feminino. Durante a década de 80, Aoki era responsável pelo marketing de uma rede de hotelaria.

Porém, ela não estava satisfeita no cargo. Aoki realizou uma segunda graduação em direito e, pouco depois, abriu sua própria rede de hotéis. Hoje, a Blue Tree Towers possui mais de vinte unidades ao redor do Brasil.

6.Karina Gallon

O mercado de roupas é uma ótima pedida de empreendedorismo e Karina Gallon fez questão de aproveitar o nicho. Em 2017, com apenas R$300, ela começou a produzir camisetas com frases feministas para vender às amigas.

O produto foi ganhando popularidade e, aos poucos, Karina expandiu. Hoje, com uma linha de produção totalmente feminina, a Peita, sua marca, vende cerca de 1,5 mil peças por mês.

7.Mary Kay Ash

Seja pelas bases e maquiagens ou até mesmo pelos carros de cor rosa na rua, a marca Mary Kay é conhecida internacionalmente.

Embora hoje conte com mais de 3,5 milhões de consultoras independentes, a marca surgiu no Texas, com apenas uma vendedora.

Mary Kay Ash criou a empresa com uma pequena loja em Dallas. Os lucros começaram a chegar e a empreendedora expandiu seu negócio. A marca, hoje, possui cerca de 2,5 bilhões de dólares em lucro todo ano.

8.Cher Wang

(Imagem: The Wall Street Journal/Divulgação)

Considerada por muitos a empreendedora mais influente e bem-sucedida do mundo, Cher Wang certamente deixará um legado. Wang é cofundadora da HTC, empresa taiwanesa de tablets e celulares.

A cada 6 celulares vendidos nos Estados Unidos, 1 foi fabricado pela HTC. Isso explica como sua renda é avaliada em 8 bilhões de dólares.

Cher começou vendendo placas-mãe para uma empresa na Europa e a dificuldade de transporte fez com que a HTC decidisse apostar em maior portabilidade. O resto é história.

E se você gostou desse conteúdo e já está pronta para se inspirar com esses exemplos de empreendedorismo feminino, continue por aqui e acesse outros artigos relacionados!

Mais de Dia a Dia

Ver mais