Quer saber como desenvolver a liderança feminina e construir uma carreira de sucesso? É só conferir nossas dicas e começar agora.
A liderança feminina deixou de ser um tema e transformou-se em uma realidade que muito tem contribuído para um mercado de trabalho mais competitivo e um mundo mais justo e igual para todos.
Verdade que ainda há muito o que se fazer no sentido de promover a igualdade e estimular a mulher a construir uma carreira de sucesso onde ela desejar.
Porém, também é verídico que elas não medem esforços, nunca deixam de sonhar e não param de lutar para construírem uma carreira de sucesso e liderarem, independentemente de estarem em cargos de comando ou não.
Afinal, liderar não tem a ver com comandar, mas sim com ser e fazer, e os números mostram que muitas delas já fazem acontecer.
Por exemplo, a Agência Brasil mostra que, em 2023, as mulheres ocupavam 34% de cargos de alta liderança no setor público, exercendo funções como coordenadoria, assessoria, diretoria, superintendência, secretaria executiva e ministérios.
O G1 (portal da Globo) traz a informação que elas ocupam 38% dos cargos de liderança nas empresas, no Brasil.
O Estadão, por sua vez, mostra que as mulheres também estão conquistando o seu espaço no mundo do empreendedorismo e em 2023 elas conduziram 10,3 milhões de negócios no Brasil, muitas delas gerando empregos e contribuindo para a economia do país.
Assim, como elas, você também pode desenvolver a liderança e construir uma carreira de sucesso independentemente do cargo que ocupar. Continue a leitura e saiba como.
Dicas para uma liderança feminina de sucesso
Quando se fala de liderança feminina no mercado de trabalho, não estamos tratando de você interpretar algo que não é e nem estar em um cargo de comando.
Pelo contrário, liderar é a habilidade de estimular e inspirar as pessoas ao seu redor, usando do seu potencial e sendo exatamente quem você é, independentemente do cargo que exerce.
Destacamos que, segundo o portal Ralph Half, maior empresa de recrutamento especializado do mundo, a liderança é a habilidade comportamental (soft skill) mais valorizada no mundo corporativo.
O mais importante: ela pode ser desenvolvida e impacta a sua vida pessoal e profissional.
Mas, afinal, como desenvolver a liderança feminina e construir uma carreira de sucesso?
Pratique o autoconhecimento
Para desenvolver a liderança feminina e construir uma carreira de sucesso, o ponto de partida é saber que você é seu principal desafio e o seu maior adversário, para mudar o cenário basta descobrir:
- quem você é, quais seus pontos fracos e fortes?
- O que está fazendo aqui?
- O que deseja para si?
- Onde quer chegar?
A partir desses questionamentos, fica mais fácil dar os passos seguintes, traçar metas e seguir o caminho desejado.
Sabendo quem você é o que deseja para si, também torna você mais forte para superar os desafios que por certo encontrará.
Portanto, o empoderamento feminino começa pelo autoconhecimento.
Esteja disposta a questionar e se desafiar
Seja trabalhando por conta própria ou sendo contratada por alguma empresa, pode ser que você passe por alguma situação delicada no ambiente de trabalho, principalmente se o ambiente for dominado por homens.
Nesse caso, não exite em questionar e desafiar o estado atual das coisas, as regras impostas, os desafios colocados e outras situações.
Também não tenha medo de sugerir mudanças e até mesmo apresentar a solução, principalmente no sentido de ajudar a impedir comportamentos machistas e a desigualdade no ambiente corporativo.
Delegue tarefas sem medo
Seja como empreendedora ou contratada, fuja da pretensão de querer ter tudo sob o seu controle, a liderança feminina começa quando aprendemos a delegar tarefas.
Especialmente no ambiente corporativo, delegar tarefas demonstra confiança na sua equipe e convida o seu time à responsabilidade, dois fatores essenciais para a motivação de um grupo e o sucesso de um empreendimento.
Seja clara e objetiva
Busque sempre ser clara e objetiva com as outras lideranças, demais setores, seus clientes, parceiros e acima de tudo com os membros da sua equipe, isso é a base para a construção de um relacionamento positivo com as pessoas.
Além do mais, quando você se comunica de forma clara e objetiva reduz as chances de interpretações erradas e ajuda a criar um clima de confiança ao seu redor.
Por último, lembre-se que uma comunicação eficiente é aquela que você precisa falar clara e objetivamente e acima de tudo saber ouvir o outro, habilidade essencial para uma líder.
Agora que você conferiu as nossas dicas sobre como desenvolver a liderança feminina, que tal continuar no nosso blog e conhecer 8 aplicativos essenciais para você, mulher empreendedora.