Criatividade

Os formatos de óculos para diferentes tipos de rosto: confira!

Escolher um óculos de sol não é uma tarefa fácil, especialmente se for um item que precisará lhe acompanhar no dia a dia. Se você possui algum problema de visão, esse é um acessório para a vida toda. Sem falar que há inúmeros formatos de óculos para escolher!

A escolha acertada agrega beleza e conforto. Para quem precisa utilizá-los todos os dias, a escolha também vai além da estética, ou seja, uma armação leve e confortável é fundamental.

Atualmente, o óculos de grau deixou de ser um item que ninguém queria usar para um acessório de moda, um item cool. Pelo contrário, o óculos certo acrescenta um ar charmoso para quem o usa. A variedade de armações oferecidas pelo mercado faz com que muitas pessoas tenham vários modelos em casa para alternar conforme o look e a ocasião.

No entanto, muitas pessoas, na hora de escolher um óculos, buscam apenas seguir a moda e as tendências, o que é um grande erro. Outro erro que muitos cometem é levar em conta somente o gosto pessoal. Por mais que você ame um óculos extra grande, às vezes para o dia a dia é melhor apostar em algo que de fato irá valorizar o seu rosto.

Para acertar na escolha, o segredo é escolher uma armação adequada ao seu formato de rosto e aos seus traços.

Continue a leitura que vamos te ajudar a reconhecer as características do seu rosto e fazer com que você arrase por aí com os óculos perfeitos! Confira os formatos de óculos para diferentes tipos de rosto.

Quais os principais formatos de óculos existentes?

Existem muitos modelos e formatos de óculos no mercado atualmente e certamente um deles se encaixa perfeitamente no seu rosto.

Os principais formatos de óculos existentes são os retangulares, quadrados, ovais, redondos, aviador (com a parte inferior ovalada), gatinho e oversize (aqueles com a lente bem grande).

O óculos gatinho está super na moda e se caracteriza pelas extremidades superiores mais alargadas, semelhantes a um olho de gato.

O modelo aviador é um clássico, sendo mais ovalado na parte inferior. Porém, as lentes são grandes e ocupam bastante espaço na face, sendo ideal para rostos maiores.

Além desses, os formatos de óculos mais clássicos são os quadrados, retangulares, redondos e ovais. A escolha por cada um deles deve considerar os traços do seu rosto.

Os modelos oversize estão super em alta e alguns deles chegam a cobrir boa parte do rosto. Se você tem estilo para segurar a onda, pode apostar neles.

Além desses, há outros formatos e modelos de óculos no mercado, mais segmentados. Há modelos clássicos dos anos 80, o Clubmaster, os retrôs ou Wayfarer, que seguem o estilo geek ou nerd estiloso.

5 formatos de óculos para diferentes tipos de rosto

Basicamente, pode-se dizer que há cinco tipos diferentes de formatos de rostos: redondo, quadrado, triangular, oval e alongado.

O formato do seu rosto será determinante para uma escolha acertada e harmoniosa do seu óculos.

Confira abaixo 5 formatos de óculos para diferentes tipos de rosto:

1- Gatinho 

O óculos estilo gatinho é bastante popular e charmoso. Ele é recomendado para rostos triangulares, pois dá a ilusão de volume onde o rosto é mais estreito, equilibrando o visual. Também pode ser usado por quem tem rosto redondo, pois as linhas angulares ajudam a suavizar a forma.

2 - Oval

Os modelos de óculos ovalados são ótimos para quem tem o rosto oval ou hexagonal, que tem traços retos. A proposta é suavizar os traços e trazer harmonia ao rosto.

3- Retangular

Modelos de óculos retangulares são perfeitos para rostos curtos, como os quadrados, senão ficará em desarmonia. Também pode funcionar bem em rostos retangulares, mas não deve ser muito estreito.

4- Quadrado

O óculos quadrado é um clássico e fica perfeito em rostos redondos, por suas linhas mais retas suavizarem os traços desse formato de rosto. Pode também ser usado por rostos hexagonais e ovais, e ainda rostos quadrados, com cantos levemente arredondados.

5- Aviador

Este é um modelo clássico e estiloso. Porém, não funciona muito bem com alguns tipos de rostos. Ele não fica bem, por exemplo, para quem tem as maçãs do rosto mais destacadas. É um modelo que fica bem em rostos hexagonais e triangular invertido, pois ocupa bastante espaço na face.

Mais de Criatividade

Ver mais