Dia a Dia

Aprenda a fazer uma maquiagem passo a passo

Fazer uma maquiagem bacana pode parecer, à primeira vista, um bicho de sete cabeças. Mas com algumas dicas simples você pode fazer uma make caprichada e fazer bonito em qualquer ocasião. Neste post, explicaremos como fazer uma maquiagem passo a passo!

Fazer uma maquiagem bacana pode parecer, à primeira vista, um bicho de sete cabeças. Mas com algumas dicas simples você pode fazer uma make caprichada e fazer bonito em qualquer ocasião. Neste post, explicaremos como fazer uma maquiagem passo a passo!

Seja no dia a dia, para trabalhar, para um happy hour ou para um evento à noite, a maquiagem está presente na vida das mulheres. O estilo da make pode variar conforme a ocasião e o seu gosto pessoal, mas ela segue alguns passos básicos. Com o tempo e a prática, você pode optar por suprimir alguns itens e/ou incrementar outros.

Muitas mulheres ficam com receio de se maquiar por medo de errar ou exagerar na aplicação dos produtos. Mas saiba que não é preciso fazer todos os passos para estar maquiada. Se você não gosta de make pesada, uma base, um rímel e um batom podem ser suficientes para você se sentir bonita.

Na maquiagem, experimentar é a regra de ouro! Teste, pratique, experimente e se surpreenda!

Maquiagem passo a passo

Em primeiro lugar, para conquistar aquela maquiagem super bacana, é preciso preparar a pele. E o que isso significa? Significa limpá-la. Lave o rosto com o sabonete de sua preferência e aplique um tônico ou adstringente, que irá ajudar a fechar os poros da pele. Em seguida, passe um hidratante. Hidratar é muito importante, pois somente uma pele hidratada terá uma maquiagem com bom acabamento.

Agora a pele está pronta para receber a maquiagem. No entanto, primeiro você irá passar o primer, que é uma espécie de pré-maquiagem. A função do primer é atenuar as linhas de expressão e contrair os poros dilatados, deixando a pele mais uniforme.

Em seguida, utilize um corretivo no tom da sua pele para cobrir olheiras, espinhas e outras imperfeições que você queira disfarçar. O próximo passo, então, é a aplicação da base. Você pode utilizar um pincel para base ou aplicar com os dedos. O melhor é usar pouco e ir acrescentando conforme o necessário para cada área do rosto. Existe uma infinidade de bases no mercado e muitas mulheres ficam perdidas. Primeiro, é preciso escolher uma do tom da sua pele. Quando testar, na loja, teste no rosto e não na mão, pois o tom da nossa pele muda nas regiões do corpo. Há bases em pó, que são melhores para peles oleosas, bases líquidas e bases cremosas. Com o tempo, você vai descobrindo qual é a mais adequada para você.

Após, aplique que o pó compacto, que ajudará na fixação e no controle da oleosidade, conferindo um acabamento matte. Use um pincel largo ou uma esponja.

Para finalizar, aplique o blush. Use um pincel específico e sorria. Passe o blush na parte do rosto que se destaca, com movimentos suaves e na diagonal. Deve ser usado de forma discreta, sem exageros. Pode ser usado em makes para noite e para o dia, pois confere um ar saudável.

Passo a passo para realçar olhos e boca

Após fazer a pele, é a hora dos olhos. Realçar o olhar é um dos grandes truques da maquiagem.

Muitas mulheres têm receio de usar sombra por não saber aplicar corretamente. Para makes discretas, use sombras clarinhas. Aplique a sombra na pálpebra móvel - a região onde você consegue sentir o globo ocular. Para uma make mais elaborada, escolha dois tons de sombra. Passe a cor mais clara na parte interna da pálpebra móvel e a mais escura deve-se começar por fora.

Você pode realçar ainda mais o olhar com delineador ou lápis preto. Para o delineador, o ideal é que você tenha prática e um traço firme. Nos dois casos, faça um traço de dentro para fora, na parte superior dos olhos. O lápis também pode ser usado na parte inferior.

Por fim, valorize o olhar com a máscara para cílios. Aplique empurrando os cílios para cima, para que fiquem curvados. Passe várias camadas até obter o efeito desejado.

Para finalizar a maquiagem, o último passo é a boca. Passe um lápis de contorno de lábios em torno da linha da boca no tom mais próximo ao batom que irá usar. Em seguida, aplique o batom com um pincel, preenchendo os lábios.

Retire o excesso com um lenço de papel. Se desejar, finalize com um gloss incolor para iluminar.

Produtos de maquiagem para iniciantes

Ok, você já entendeu o passo a passo e quer iniciar nesse maravilhoso universo da maquiagem. Mas quais produtos usar?

Confira alguns produtos que você tem que ter:

  1. Hidratante: um bom hidratante, adequado ao seu tipo de pele. Se a pele for oleosa, opte pelos oil free.
  2. Base: uma base de boa cobertura, o mais próxima possível do seu tom de pele.
  3. Pó: um pó compacto, que lhe ajudará a conseguir um efeito matte.
  4. Sombra: uma paleta de sombras com cores neutras, você pode começar com um quarteto.
  5. Lápis de olho: um lápis preto de boa fixação.
  6. Máscara de cílios: escolha uma de longa duração e à prova d'água.
  7. Blush: os rosados são coringas.
  8. Batom: tenha pelo menos dois, um tom neutro e outro mais vivo.

Dicas e truques para conquistar uma make perfeita

Uma das maiores preocupações das mulheres com a maquiagem é como fazê-la durar mais tempo, especialmente em épocas de altas temperaturas. Um dos truques é limpar a pele antes, retirando toda a oleosidade, para que os produtos tenham maior aderência. Usar água gelada para lavar o rosto ajuda a fechar os poros e dar um acabamento mais bonito. Outra dica é usar o primer, que irá segurar a make por mais tempo.

Para que o lápis não saia facilmente, nem fique borrado, atenção na hora de comprar! Faça um traço nas costas da mão, espere secar e passe suavemente o dedo. Se não borrar e o traçado continuar firme, provavelmente é um lápis que terá maior fixação.

Outro ótimo recurso quando você precisa que a sua maquiagem aguente firme a festa toda, é o fixador spray de maquiagem. Borrife em todo o rosto, com os olhos fechados.

E na hora de retirar a maquiagem? Os melhores removedores, especialmente para makes sofisticadas e resistentes, são os bifásicos. Melhor ainda se contém óleo, que é a substância-chave para remover a maquiagem.

Mais de Dia a Dia

Ver mais