Criatividade

Blog feminino: já pensou em criar um canal de comunicação com outras mulheres?

Já pensou em criar um blog feminino? Deseja compartilhar dicas com outras mulheres? Confira, neste post, dicas para compor o seu!

Por muito tempo, o blog foi entendido como um diário, onde as mulheres postavam as suas aventuras da vida cotidiana, porém o tempo passou e hoje ele é considerado como uma ferramenta extremamente poderosa no mundo digital e, por isso, a mulherada não só pode como deve ter um blog feminino!

Por que criar um blog feminino?

Mas, certamente, você deve estar se perguntando, por que eu devo criar um blog feminino? Continue lendo esse post, pois nós te daremos algumas razões muito boas! No entanto, é preciso saber que para ser reconhecida nesse meio, o conteúdo precisa ter muita qualidade e ele exigirá tempo.

A criação de um blog feminino não é algo difícil, porém para conquistar uma audiência qualificada, a dona da ferramenta precisará manter esse canal sempre atualizado e com conteúdos que interessem as leitoras.

Blog para garotas é a oportunidade perfeita de trocar boas dicas!

O blog feminino permite a interação entre a autora e a internauta, porém muitas vezes, os comentários da mulherada não são respondidos. Tal cuidado é fundamental, pois essa ação tende a manter a mulher interessada, pois ela percebeu que a sua sugestão ou crítica foi lida e, principalmente, respondida.

Para fazer com que o seu blog feminino atinja um maior número de mulheres, a dica é fazer uso das redes sociais e, ainda, deixe disponível na sua página as ferramentas de curtir e retweet, pois assim as internautas terão vontade de interagir.

Como criar um blog para mulheres?

O primeiro passo para quem quer criar um blog feminino é definir qual será o nome. É fundamental que o nome seja fácil tanto de ser entendido como de ser escrito, porque palavras difíceis de ler ou de entender complicam e muito na hora da busca e isso impactará diretamente no número de visitantes.

O domínio do blog feminino nada mais é do que endereço que você digita no navegador. Há os endereços pagos e também os gratuitos.

Por sua vez, a hospedagem consiste na contratação de um servidor que será o responsável pela manutenção dos seus conteúdos no ar, porém essa contratação só será necessária se o domínio do blog feminino for pago.

É preciso salientar que os domínios gratuitos têm as suas limitações, entretanto para quem está começando, a indicação é apostar em nos serviços que são oferecidos de forma gratuita e dependendo da resposta das visitantes, será possível mudar para um servidor pago.

De fato, as plataformas mais comuns para a criação de um blog feminino são: WordPress e Blogspot. Se a opção for pela criação no Blogspot, a vantagem é que a plataforma oferece diversos layouts prontos e isso facilitará na hora de deixar o seu blog feminino com a sua cara.

Por outro lado, o WordPress exigirá um pouco mais de trabalho, porque ele não oferece uma infinidade de layouts já prontos, porém nada impossível de fazer e colocar no ar um blog feminino do jeitinho que você sonhou.

Há ainda a opção de apostar no Tumblr, ele serve como blog e rede social ao mesmo tempo. No entanto, algumas das suas diferenças são: nessa plataforma é possível ter pessoas te seguindo e assim acompanhar todas as atualizações que elas fazem.

A aparência também é muito importante para o sucesso do blog feminino, porque é comum a mulherada se encantar primeiro com a embalagem do produto para depois adquirir e isso não é diferente na internet.

Dessa forma, é fundamental que o layout do blog seja agradável e também bonito. Não ache, contudo, que para chamar a atenção será preciso apostar em gif animado ou em um fundo brilhante.

O melhor é que o blog feminino tenha uma navegação simples, com um conteúdo gostoso de ser lido e, principalmente, fácil de ser achado. Lembre-se de evitar cores escuras no fundo, pois elas prejudicam a leitura.

O blog feminino deve ainda prezar pelo padrão dos vídeos e das imagens. No começo, pode até parecer que isso não é assim tão importante! Todavia um blog que mantém sempre as imagens com o mesmo tamanho e os vídeos com a mesma largura aliada a um padrão de legendas, ícones e cores, proporcionará uma leitura muito mais prazerosa.

Uma dica para manter esses recursos padronizados é fazendo uso de ferramentas online como o Pixrl.com e o Phostoshop Online.

Além disso, o blog feminino deve prezar pelo bom português. É claro que a sua forma e/ou estilo de escrever não deve ser deixada de lado, mas é fundamental usar a língua portuguesa da forma correta. O uso de palavras abreviadas e de gírias impactam de forma negativa a imagem do seu blog e o conteúdo perde credibilidade.

A fim de deixar o conteúdo do blog sempre organizado, a alternativa é usar categorias e tags, entretanto de nada adiantará empregar se isso não for feito da maneira certa.

Fazer uso desses recursos garante que o blog feminino ficará sempre organizado e isso faz com que as mulheres tenham mais facilidade na hora de navegar e/ou de buscar um assunto.

4 blogs para garotas que você pode começar a seguir hoje mesmo

Quer começar um blog feminino? Sim? Mas está com algumas dúvidas? Para te ajudar nesse processo, vamos sugerir 4 blogs para garotas que você pode começar a seguir hoje mesmo e a partir daí ter ideias práticas para colocar o seu no ar.  

O Menina da Janela é um blog onde você pode ter acesso a diversas receitas diferentes, pois é a dona do blog que faz, mas não é só isso! Ela posta sobre viagens, faz textos excelentes e, ainda, fala sobre música!

Pausa para feminices é escrito pela jornalista Bruna Tavares. A autora também é colunista da Revista Gloss. No blog feminino, ela fala sobre batons, cabelo, unhas e maquiagem.

Mulheres que estão chegando aos 30 anos devem conhecer o Juro Valendo, pois a blogueira fala sobre como é ser uma mulher nessa faixa etária e como dá pra manter a beleza e ficar sempre na moda.

Just Lia é mais uma opção de blog feminino. A autora fala sobre diversos temas do universo dos jovens e foi uma das primeiras a falar sobre moda.

 

Mais de Criatividade

Ver mais