Criatividade

Como ganhar dinheiro no Youtube? Acredite: é possível!

Afinal, como ganhar dinheiro no Youtube? Será que é possível ter um bom retorno com a rede social? Confira neste post as informações!

Se para você o Youtube é apenas mais um canal da internet através do qual você assiste a alguns tutoriais, assiste clipes e/ou vê algum vídeo engraçado, saiba que você está, no mínimo, subestimando esta rede.

O Youtube, criado no ano de 2005, é simplesmente o maior canal de vídeos do mundo. Nos últimos anos ele só tem aumentado a sua audiência devido à popularização deste tipo de mídia - o vídeo. Os vídeos são, atualmente, o formato mais consumido na internet.

No Brasil, a audiência do Youtube cresceu 54% em dois anos (dados de 2020), sendo o segundo país que mais tempo permanece na plataforma.

Segundo dados do Youtube Insights 2020, o canal é o preferido daqueles que consomem conteúdo de música, gastronomia, moda e beleza, game e futebol.

Ou seja, o Youtube apresenta um potencial imenso atualmente, tanto para aqueles que desejam apenas se divertir, quanto para quem pretende investir no canal. Você já pensou em torná-lo um negócio rentável? Acredite: é possível! Mas como ganhar dinheiro no Youtube? Vamos te dar algumas dicas para bombar nesta rede e - sim! - ganhar dinheiro com ela!

Embora muitas pessoas de fato contabilizem valores milionários, a realidade da maioria de quem produz conteúdo no Youtube não é esta. Porém, é possível, sim, ter receita no canal e ganhar dinheiro no Youtube. Aproximadamente, sabe-se que, a cada 1.000 visualizações, pode-se obter de 80 centavos a 15 reais. Por isso, é necessário produzir conteúdo de qualidade, com frequência e ainda engajar a sua audiência.

Como ganhar dinheiro no Youtube: dicas para montar um canal de sucesso

Criar um canal no Youtube e publicar vídeos é relativamente simples. Tornar este negócio rentável, no entanto, exige conhecimento da plataforma e, principalmente, do público que será atingido.

Como ganhar dinheiro no Youtube? Veja algumas dicas para montar um canal de sucesso. Para isto, algumas dicas podem ajudá-lo a iniciar e manter o seu canal com muita visibilidade.

Ainda de acordo com dados do Youtube Insights 2020, os usuários da plataforma afirmam que, para ganhar sua simpatia, o vídeo precisa ser, em primeiro lugar, relevante. Depois, deve ser envolvente e autêntico. Além disso, para aqueles que assistem a tutoriais, eles dizem que é melhor assistir do que ler instruções.

Não há dúvida de que o canal é o preferido da galera jovem. Prova disto é que cinco das dez celebridades entre os adolescentes brasileiros são estrelas do Youtube. Os chamados Youtubers atraem os adolescentes com conteúdos de interesse desta galera e são grandes influenciadores digitais.

Independente de qual seja o seu público, a primeira coisa que você precisará é produzir conteúdo relevante e de qualidade. Isto lhe custará tempo e dedicação - e, em algumas situações, certo investimento.

Como criar um canal no Youtube capaz de atrair seguidores?

Para ter sucesso no Youtube, você precisará criar uma audiência, preferencialmente, fiel. Então, como criar um canal no Youtube capaz de atrair seguidores?

Você precisará, antes de mais nada, de conteúdo de qualidade. Se você já faz este dever de casa, há algumas dicas que podem lhe ajudar a atrair seguidores.

Uma delas é utilizar tags nos seus vídeos. O Youtube coloca, dependendo da tag, o seu vídeo com conteúdo relacionado a outros vídeos semelhantes. Assim, o seu vídeo poderá ser exibido como semelhante na lateral do Youtube enquanto alguém assiste a um vídeo parecido.

Outra maneira simples, mas que muitos ignoram, é convidar as pessoas para se inscreverem no seu canal. Faça isto no início ou no final dos seus vídeos.

Criar playlists e séries de conteúdo também é muito eficaz, pois com o conteúdo organizado há maior interesse do público.

Aprenda como fazer um canal no Youtube e criar conteúdo de forma consistente

Fazer um canal no Youtube é simples. No site, siga o passo a passo para criar uma conta e depois personalizar o seu canal.

Depois de produzir os seus vídeos, basta fazer o upload para o site. Após subir o vídeo, é possível editá-lo no próprio canal, fazendo cortes, colocando filtros e outras funções.

Para criar conteúdo de forma consistente, conheça e analise bem o seu público-alvo. Pesquise quais são os assuntos do interesse e produza vídeos. Mas lembre que o formato que mais agrada é o tom informal de uma conversa, com espontaneidade, mas sempre com domínio do tema.

Ganhar dinheiro no Youtube: como serei remunerado produzindo na rede social?

Como já falamos, o Youtube remunera os canais por número de visualizações. No entanto, este retorno financeiro é bastante limitado, já que é necessário publicar com muita frequência e ter muitas visualizações para, ainda assim, ter um retorno considerado pequeno.

Por exemplo, um canal que tem cerca de 400 mil inscritos e uma média de 159 mil visualizações mensais, tem um ganho mensal estimado de US$ 55 a US$ 876. Ou seja, o esforço empreendido na rede pode não ser proporcional aos ganhos esperados.

Por isso, não se iluda! Se você pretende ficar rico e famoso, precisará fazer com que seu conteúdo viralize na rede rapidamente e seus vídeos atinjam muitas pessoas.

Você pode também monetizar os seus vídeos através da inserção de anúncios neles, pois o Youtube paga um valor a cada 1.000 views que você obter nesta propaganda. Porém, a plataforma considera como view apenas os cliques no anúncio. Agora lembre-se quantas vezes você clicou para fechar um banner ou pular um anúncio no Youtube e entenda que os ganhos não são milagrosos.

Além disso, você deve ficar atendo às novas regras anunciadas pelo canal no ano passado. É preciso ter pelo menos 1.000 inscritos no canal, pelo menos 4.000 horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses, seguir as diretrizes de conteúdo do Youtube e apresentar um bom desempenho em relação ao engajamento no canal. Isto significa que o que já não era fácil, ficou ainda mais complexo.

Mas então fica novamente a pergunta: como ganhar dinheiro no Youtube? Em primeiro lugar, como já falamos, produzindo conteúdo relevante e de qualidade para criar audiência e engajar o seu público. Mas se você quer ampliar o seu alcance e os seus ganhos, você pode utilizar a plataforma de outras formas. O Youtube, por si só, lhe dará alcance e autoridade no assunto que você domina. Uma maneira eficiente de fazer isto é utilizar o canal para divulgação e direcioná-lo, por exemplo, para o seu próprio site.

Mais de Criatividade

Ver mais