Criatividade

Confira dicas de penteados de festa para todas as ocasiões

Uma festa ou ocasião especial merece um look impecável. Para uma festa ou evento, além da roupa, acessórios e maquiagem, você precisa caprichar no cabelo. Então, aproveite para conferir nossas dicas de penteados de festa!

Uma festa ou ocasião especial merece um look impecável. Para uma festa ou evento, além da roupa, acessórios e maquiagem, você precisa caprichar no cabelo. Então, aproveite para conferir nossas dicas de penteados de festa!

Há muitos penteados de festa nos quais você pode se inspirar. Para começar, tenha em mente algumas informações que irão delimitar a sua escolha: a ocasião, o seu estilo e o seu tipo de cabelo.

Algumas ocasiões pedem penteados mais elaborados, tais como casamentos, formaturas e aniversários de quinze anos, por exemplo. Se você for a anfitriã, então, capriche! Afinal, você será o centro das atenções.

O tipo de cabelo é um item que deve ser considerado. Cabelos longos têm mais opções e podem usar e abusar de todos os tipos de penteados. Além disso, cabelos muito finos tendem a não segurar tão bem um babyliss, por exemplo. Por isso é importante conhecer o seu cabelo e ir testando o que fica bom e o que não fica tão bacana.

O seu estilo conta também na hora de escolher o penteado. Se você é uma pessoa prática, talvez prefira o cabelo preso. As tranças, por sua vez, conferem um ar romântico e mais delicado à produção.

Além disso, atenção à roupa que você usará na ocasião. Não adiantará escolher um penteado solto ou semi-preso, se ele tapar um detalhe que a roupa terá nas costas. Por outro lado, com um vestido decotado o cabelo solto fica ainda mais sexy.

Tipos de penteados de festa para você se inspirar

Alguns penteados são clássicos e nunca saem de moda, você pode apostar neles sem medo de errar.
  • Coque (rosquinha, inverso, com fios soltos, etc.)
  • Trança (embutida, lateral, invertida, etc.)
  • Rabo de cavalo
  • Topetes (conferem um ar de sofisticação)
  • Semi-presos.
O coque é um clássico e garante um ar sofisticado. Pode ser feito de diversas formas. No alto da cabeça traz um look mais despojado e moderno, enquanto um coque baixo é mais clássico.

As tranças são as queridinhas das mulheres quando o assunto são penteados de festa. Embora, de forma geral, inspirem um visual romântico, as suas inúmeras variações permitem criar diferentes looks.

O rabo de cavalo também é um clássico e é muito charmoso, além de prático. Os topetes podem ser conquistados com spray fixador ou grampos de cabelo. Nesse caso, entra no item dos semi-presos, que são lindos e ficam bem em qualquer ocasião.

Se optar pelo cabelo totalmente solto, capriche na escova para modelar os fios e deixá-los alinhados e bonitos.

Penteados para todas as ocasiões

Não há regras rígidas que digam que determinadas ocasiões exijam determinados penteados. No entanto, quanto mais sofisticado o evento, mais elaborado precisa ser o cabelo.

Se a ocasião exige um cabelo elaborado - no caso, por exemplo, de você ser a anfitriã do evento ou madrinha de casamento, por exemplo -, não tenha medo de usar e abusar dos penteados. Os presos costumam ser o mais elegantes e sofisticados.

Em casamentos, especialmente se você for a noiva ou madrinha, pode apostar no coque, trança ou o semi-preso, que compreende uma infinidade de opções. De forma geral, as noivas apostam em coques ou no semi-preso. As madrinhas devem conversar com a noiva, pois não podem ter um penteado igual. Já as convidadas estão livres para escolher o penteado que mais lhes agradam, lembrando sempre de estar de acordo também com o estilo da festa.

Se a ocasião for mais simples, você pode investir no cabelo solto. Porém, capriche na finalização. Escove bem o cabelo, moldando-o. Você pode finalizar também com o babyliss, que garante um cabelo bem moderno.

Faça um cabelo lindo em casa!

Se você não tem muita prática com isso, não exite em pagar um bom profissional. Um cabeleireiro poderá fazer um penteado incrível e te deixar linda para qualquer ocasião.

No entanto, nem sempre o orçamento ou o tempo nos permite recorrer ao salão de beleza. Mas nem tudo está perdido! Com paciência, treino e vontade, é possível conquistar penteados lindos sem sair de casa.

Os semi-presos são ótimas opções pois, de maneira geral, não são difíceis de fazer. Alguns você consegue com apenas grampos de cabelo. Prender apenas a franja ou a metade do cabelo no alto da cabeça é uma tendência bem atual, que deixa o seu visual super moderno. Além disso, você pode prender diferentes partes e criar efeitos variados. Fica lindo e vai bem em qualquer ocasião.

Para quem tem habilidade, as tranças podem ser feitas em casa e são sempre uma opção certeira. Comece com as mais simples e, conforme for adquirindo habilidade, vá testando os modelos mais elaborados.

Truques e dicas para penteados top

Pode parecer que os cabelos curtos não têm muita opção de penteado, mas não é verdade. Normalmente, as donas dos curtos são estilosas por si só e o corte (repicados e com movimento) e a textura (efeito molhado e ondas) já fazem toda a diferença. Além disso, vale a pena investir em acessórios, como tiaras ou presilhas.

Quando o seu penteado estiver pronto, aplique spray de cabelo em todo ele para garantir a fixação e fazer com que dure a noite toda.

Os finalizadores, de forma geral, são grandes aliados dos penteados. Com eles, é possível criar diferentes efeitos para arrasar. Muito em voga estão os sprays que garantem aquele efeito bagunçado, de cabelo de praia. Basta borrifar no cabelo seco e amassar com a mão ou com o difusor do secador de cabelos.

O grande segredo, sem dúvidas, é a prática. Só ela levará à perfeição! Vá praticando e testando diferentes tipos de penteados. Conforme ganhar prática, passe para os mais elaborados.

Mais de Criatividade

Ver mais