Dia a Dia

Conheça as diferenças entre os tipos de base que estão no mercado e saiba como usar cada uma delas

Para ter uma maquiagem perfeita, a pele precisa ser preparada de uma maneira muito especial para deixá-la livre das imperfeições e, principalmente, homogênea. No entanto, para conquistar esses resultados, faz-se necessário conhecer e escolher bem dentre os diferentes tipos de base que estão no mercado. Saiba mais!

Para ter uma maquiagem perfeita, a pele precisa ser preparada de uma maneira muito especial para deixá-la livre das imperfeições e, principalmente, homogênea. No entanto, para conquistar esses resultados, faz-se necessário conhecer e escolher bem dentre os diferentes tipos de base que estão no mercado.

As mulheres podem fazer uso de bases em bastão, líquidas, mousse, spray e outros produtos como hidratantes e protetores solares que também tem a mesma funcionalidade.

Os tipos de base variam entre as cores claro, médio e escuro, porém existem ainda outras classificadas por números e letras. Diante de tantos tipos de base, as mulheres precisam recorrer a algumas artimanhas para não errar na hora de fazer a maquiagem.

Para decidir qual é a cor que mais combina com o seu tipo de pele, o mais recomendável é testar o produto na bochecha ou no queixo e é preciso ainda analisar o seu tipo de pele.

Cada um dos tipos de base traz um resultado diferente. Qual resultado você quer?

O que não faltam são os diferentes tipos de base no mercado. Cada uma, traz um resultado diferente para a pele e, diante disso, é preciso analisar bem antes de escolher!

Dentro dos tipos de base está a líquida. Ela é a que apresenta maior cobertura e traz maior facilidade a aplicação.

As mulheres que tem rugas ou a pele seca devem preferir a líquida, pois ela não acumula nas regiões do rosto e o melhor é usar os próprios dedos ou mesmo um pincel com cerdas sintéticas na hora de aplicar.

Apesar de não apresentar uma cobertura tão eficaz quanto a base líquida, a base em mousse traz como característica um acabamento mais natural. Mulheres com a pele oleosa e seca podem usar esse tipo de base sem medo, pois ela é livre de óleo. Para aplicar, aposte no pincel com cerdas sintéticas!

Aquelas que sofrem com a oleosidade da pele devem usar a base em pó, pois dentre todos os tipos de base, a em pó tem uma textura que absorve de forma mais eficaz a oleosidade do rosto.

Quem prefere uma pele mais discreta, ou seja, livre de brilho também deve optar por ela. Para a aplicação, use pelos pincéis macios fabricados com cerdas naturais e esponjas, pois ambos trazem ao rosto maior naturalidade.

Assim como a líquida, a base cremosa conta com uma cobertura alta. No entanto, mulheres que sofrem com a oleosidade da pele devem evitar o uso. A melhor opção para a aplicação é o pincel que tem cerdas sintéticas.

Tipos de base para diferentes tipos de pele

O tipo de pele é fundamental para acertar na hora de escolher entre os diferentes tipos de base. Mulheres que tem pele oleosas podem fazer uso de produtos que sejam livres de hidrantes e óleos. Nesse caso, os tipos de base são as chamadas de oil free.

Antigamente, os tipos de base oil free eram mais difíceis de serem encontrados, porém hoje, elas marcam presença em boa parte das linhas de maquiagem que estão no mercado.

Os tipos de base oil free podem ser usadas por aquelas que tem pele mista, mas o recomendável é usar primeiramente usar o primer para impermeabilizar, pois assim a pele ficará nutrida. Contudo, há tipos de base que são próprios para uma pele mista.

As bases que contam com hidratação devem ser as escolhidas por quem tem a pele seca, pois isso assegura que a pele não fique nem ressecada e nem craquelada. Os tipos de base para quem tem a pele seca é a base bastão.

A limpeza e a hidratação são duas coisas que devem ser feitas antes mesmo de aplicar qualquer um dos tipos de base, pois esses cuidados fazem com que a pele fique preenchida e com uma melhor aderência. Sem falar que uma pele limpa e hidratada ajuda ainda a dar maior durabilidade ao cosmético.

Além disso, o emprego do primer na maquiagem é fundamental, pois com ele o resultado de fixação é melhor independentemente dos tipos de base e de pele.

Como aplicar os diferentes tipos de base?

Para aplicar a base líquida ou cremosa, o indicado é apostar em movimentos circulares com a ajuda de um pincel de fibra ótica, ou seja, aquele que tem duas cores.

Para deixar a pele com um acabamento mais natural, esse tipo de base deve ser colocada nas costas da mão e a aplicação delicada parte do centro para as extremidades e o pincel precisa permanecer sempre em movimento.

Se sua pele for mista ou oleosa, a opção dentre os tipos de base poderá ser pela base mineral. A cobertura leva em consideração a quantidade das camadas que serão aplicadas.

A aplicação deve começar sempre do centro para as laterais do rosto. Os movimentos, assim como no caso da base líquida, devem ser circulares.

No entanto, antes de começar, coloque um pouco do cosmético da tampa do recipiente e o excesso precisa ser retirado com o kabuki ou com o pincel redondo. Para ter maior cobertura, será preciso repetir a operação!

Como apresenta uma cobertura que varia de média para alta, a base compacta pode ser usada por quem tem pele oleosa e mista e, ainda, para a realização de pequenos retoques.

Para não deixar a pele marcada ou com rugas, a esponja molhada é o melhor recurso para a aplicação desse tipo de base, pois ela apresentará uma melhor aderência ao rosto.

Mulheres que estão buscando tipos de base práticas podem optar pela basta em bastão, pois não tem nenhum segredo para aplicação, basta colocar na face! O melhor pincel para aplicação é o língua de gato ou o achatado sempre começando do meio para as extremidades.

Independente dos tipos de base, a quantidade do produto deve levar em consideração o resultado que se pretende ter! A dica para o dia é apostar sempre em uma cobertura que seja leve e atenção, pois muita base pode fazer com que a pele fique craquelada.  

 

Mais de Dia a Dia

Ver mais