Você sabe exatamente o que é o empoderamento feminino e qual a sua importância no dia a dia da sociedade? Leia nosso post e confira!
O empoderamento feminino surgiu no século XIX, quando um conceito até então vigente em todo o mundo ainda era tido como verdade.
Por muito tempo acreditou-se que o sexo masculino é quem deveria ditar as normas da sociedade e as mulheres cumpriam o papel de realizarem os afazeres domésticos e se responsabilizavam pela educação dos filhos.
Felizmente, essa situação se modifica na medida em que nós conquistamos nossos espaços e passamos a ter voz em situação de igualdade com os homens, ocupando posições importantes na sociedade e colaborando de forma efetiva com o progresso e desenvolvimento humano.
De acordo com a ONU Mulheres, uma entidade ligada à Organização das Nações Unidas, quanto mais mulheres entram para o mercado de trabalho e atuam sem diferenciação com os homens, mais as economias se expandem.
Muito se fala no empoderamento feminino, mas você sabe o que é?
O empoderamento feminino é um conceito que promove a força feminina e tem por objetivo a luta pela igualdade de gêneros.
Isso significa uma participação cada vez maior das mulheres na sociedade, portanto, diferente do que muitos pensam, não se trata de uma competição com os homens, mas sim o acesso a seus direitos, sem nenhum tipo de distinção ou preconceito.
Foi durante a Revolução Francesa que a feminista Olympe de Gouges, no ano de 1791, apresentou a Declaração dos Direitos da Mulher.
No entanto, o movimento feminista só ganhou força após a Revolução Industrial no século XIX, quando as mulheres começaram a trabalhar nas fábricas e passaram a fazer parte da força econômica.
Apesar dos avanços já conquistados, é fato que muito ainda precisa ser feito com relação a esse assunto, possibilitando que todas recebam as mesmas oportunidades, condições de trabalho e tenham os mesmos direitos.
Quais os objetivos do movimento de empoderamento de mulheres?
Segundo a ONU, em conjunto com o Pacto Global das Nações Unidas, existem 7 princípios que regulam o empoderamento feminino.
- Liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero;
- Igualdade entre homens e mulheres no trabalho;
- Garantia de segurança, saúde e bem-estar a todos;
- Promoção da educação, formação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
- Implementação de práticas de desenvolvimento empresarial, cadeia de suprimentos e marketing que capacitem o público feminino;
- Promoção da igualdade através de iniciativas comunitárias e de apoio;
- Acompanhamento dos progressos em relação à igualdade de gênero.
A partir dessas ações, todos ganham, e é constatado um maior crescimento econômico, a redução da violência doméstica, o surgimento de empreendimentos inovadores, a retenção de talentos por parte das empresas e o que é melhor: uma sociedade mais justa e igualitária.
Para isso é fundamental que os cargos de liderança nas empresas possam ser ocupados pelas mulheres, onde a valorização profissional esteja acima de quaisquer outros interesses e os salários pagos sejam justos e igualitários, independente do gênero.
Como contribuir e cultivar o empoderamento feminino ao seu redor
As mulheres podem e devem fazer a sua parte para contribuir e cultivar o empoderamento feminino.
Para isso, precisamos aprender a valorizar os trabalhos feitos por mulheres, divulgando e prestigiando as iniciativas, bem como incentivando o público feminino ao empoderamento comunitário. Bora nos apoiarmos? 🙂
Além disso, é preciso apoiar os avanços conquistados com relação à conscientização da necessidade de igualdade de gênero e denunciar os casos de abuso na qual foi testemunha.
Tudo tem o seu início no seio familiar, onde as mulheres devem receber incentivos na busca constante pelo seu desenvolvimento, capacitação e ocupação de um lugar merecido na sociedade.
Agora que você sabe mais sobre o empoderamento feminino, continue conosco no blog e acompanhe outros temas importantes envolvendo a valorização da mulher!