Criatividade

Maquiagem para festa: inspirações, dicas e truques para arrasar

Fazer uma maquiagem para festa não é coisa somente de maquiadores experts. Com alguma prática e dicas, você mesma pode fazer a sua make para arrasar naquela ocasião especial. Confira todas as nossas dicas!

Fazer uma maquiagem para festa não é coisa somente de maquiadores experts. Com alguma prática e dicas, você mesma pode fazer a sua make para arrasar naquela ocasião especial.

Embora tenham aspectos semelhantes, maquiagem para festa não é tudo igual. Dependerá da ocasião: formatura, balada, casamento ou qualquer outra comemoração especial. Além disso, a make precisa estar em sintonia com o seu estilo, pois não ficará harmônico usar um super batom vermelho se esse definitivamente não faz a sua cabeça.

De maneira geral, são eventos realizados à noite e, portanto, é permitido ousar. Não há certo e errado, apenas o bom senso para que a make fique harmônica. Pode usar brilho, pode usar batom escuro, esfumado no olho e o que mais você gostar e, claro, combinar com o seu estilo. Lembrando sempre daquela máxima da maquiagem: se apostar no olho marcado, prefira uma boca discreta e vice-versa. Mas como na make para a noite é possível exagerar um pouco mais, o olho bem marcado é um item indispensável. Por isso, se a opção for o bocão, apenas não pese tanto na sombra preta, nem no delineador, por exemplo.

Confira algumas inspirações de makes para festas

Confira algumas inspirações para fazer aquela make para festa que vai arrasar!

Maquiagem para festas em tons dourados: aposte em sombras douradas e brilhantes, elas podem compor um olho esfumado ou até estilo gatinho. Pode ser uma sombra matte ou até com glitter.

Tons marrons e pretos: esses são coringas e sempre vão bem em uma make para festas. O olho esfumado é a preferência das mulheres e leva tanto sombra preta, quanto marrom.

Maquiagem de festa colorida: sim, as cores também têm vez! Nesse caso, use-as em harmonia com as cores da sua roupa e acessórios. As sombras coloridas e os batons vermelhos e em tons de vinho estão em alta, aposte neles!

Olhos esfumados: esfumar os olhos é uma dica de maquiagem mais certeira para eventos noturnos, pois fica ao mesmo tempo marcante e elegante.

Delineado gatinho: um clássico que também nunca sai de moda, o delineado estilo gatinho é sempre sucesso. Pode parecer um pouco difícil de fazer, mas com a prática você verá que não há segredos, apenas um traçado firme com o delineador.

Os batons escuros estão em alta já faz algumas temporadas. O vermelho e o vinho são apostas certeiras se você quer chamar a atenção para a boca, sem erro.

A make certa para cada ocasião

Cada ocasião especial pede uma maquiagem igualmente especial. Mas qual a make certa para cada evento?

Quando você é a protagonista da festa e será o centro das atenções, a maquiagem precisa estar impecável. Em uma formatura, quando você será a estrela da festa e ficará eternizada nas fotos, vale apostar em uma make iluminada. Se você gosta de base matte, pode apostar em um iluminador após a base, aplicando nas têmporas, nariz, olhos e queixos. Apostar em tons rosados também deixa a maquiagem super elegante. Você consegue o efeito com sombras, com o batom ou com um blush rosado. Você pode também optar por sombras coloridas, conforme a cor da sua roupa, que garantem um visual leve e moderno.

Para um casamento à noite, você pode realçar a sua maquiagem com um belo batom vermelho. Ele sempre será elegante e garante destaque à todo o look. Nesse caso, você pode também destacar o olho, mas sem exageros. O truque é escolher uma sombra mais suave para combinar com o esfumado dos olhos.

Para qualquer evento à noite, os itens obrigatórios são uma pele bem feita e os olhos marcados. Escolha uma boa base, no tom da sua pele. Se preferir, use também um iluminador. Nos olhos, sombra, máscara e delineador.

Dicas e truques para uma make perfeita

Uma maquiagem para festa pede um pele bem feita e iluminada. Para isso, aposta em uma base de boa cobertura em um iluminador.

Um truque para quem quer usar sombra colorida é apostar em batons nudes. Já para quem quer um batom colorido marcante, como o vermelho, o ideal é usar sombras neutras, como preta, marrom ou dourada.

A make também tem a ver com a cor da sua pele. Para as morenas de pele clara, cores vivas caem muito bem. Para as peles morenas, os tons mais escuros são os mais certeiros. As peles claras também ficam bem com tons vibrantes, inclusive com sombra dourada. Marcar bem a sobrancelha e realçar os cílios com máscara é fundamental para as clarinhas. Já para as peles negras, o ideal são os tons vermelhos e alaranjados.

Maquiagem para festa de acordo com o seu estilo

Como já mencionamos, é muito importante que a maquiagem tenha a ver com o seu estilo.

Se você é mais romântica, por exemplo, e adora os tons rosados, nada impede usá-los à noite. Inclusive, make em tons rosados estão super em alta! Você pode usar uma sombra rosada para esfumar o olho, blush em tom de rosa e, claro, o batom nesse tom também.

Mas se você não é adepta da maquiagem, mas tem um evento especial, não é preciso fazer uma superprodução. Aposte em uma make discreta, caprichando na pele com uma base de alta cobertura. Depois, olhos com sombras neutras e máscara para cílios e um batom discreto são suficientes para você fazer bonito em qualquer festa.

Já se você não tem medo de ousar, o céu é o limite quando se trata de maquiagem. Batons escuros ou brilhantes, sombras coloridas, olhos marcados, entre outros. Mas tenha cuidado com o exagero. Sempre escolha um item para ser o destaque da sua make: pode ser a boca, o olho pretão ou uma sombra colorida, por exemplo. Depois, o restante da maquiagem pode ser bem marcada, mas não pode competir com o seu destaque.

Mais de Criatividade

Ver mais