Confira as principais dicas para entender como vender pelo WhatsApp utilizando as melhores ferramentas da plataforma.
(Imagem: iStock/Reprodução)
Com o avanço e a inovação no mercado de trabalho, é preciso sempre acompanhar as mudanças e as novas ferramentas que chegam, dessa forma, pertinente entender como vender pelo WhatsApp.
Empreender é conseguir se manter atualizado e relevante em um ambiente cada vez mais competitivo. Os aplicativos de mensagem se tornaram muito distintos dos longínquos fóruns e chats.
Transferência de arquivos, importantes negócios e transações monetárias tornaram-se não apenas realidade, mas também rotina em alguns aplicativos como o WhatsApp.
Portanto, não fique para trás e entenda como vender pelo WhatsApp e ser uma empreendedora do século 21!
Por que vender pelo WhatsApp?
Um bom empreendedor busca sempre entender as demandas de seus clientes. Essa premissa é essencial para que seu negócio não apenas decole, como também se mantenha relevante no mercado.
Hoje em dia, as redes sociais, marketplaces e lojas onlines passaram a ser parada obrigatória em muitos cases de empreendedoras digitais.
Dessa forma, o WhatsApp pode ser utilizado como uma importante ferramenta para auxiliar na rotina da sua empresa.
Com tamanha demanda de negócios sendo realizados na plataforma, o aplicativo inaugurou uma ferramenta específica para facilitar as transações: O WhatsApp Business, que vem com vários recursos que podem te ajudar em seu negócio.
Com esse app, é possível: automatizar, classificar, responder rapidamente às mensagens e oferecer aos seus clientes uma experiência de compra simplificada pela plataforma.
Empreendedora digital: como vender pelo WhatsApp
Como explicado acima, o primeiro passo para saber como vender pelo WhatsApp e expandir sua marca é configurar sua conta WhatsApp Business.
A ferramenta oferece informações úteis ao usuário, como o horário comercial, uma descrição da sua empresa, e-mail, site e seu endereço com um mapa.
É possível, também, estabelecer respostas automáticas para perguntas ou demais frases frequentes.
A possibilidade de incluir rótulos em contatos permite maior organização, classificando-os como novo cliente, pedido não pago, pedido concluído, entre outros.
Porém, ao contrário de outras redes sociais, o WhatsApp não é encontrado de maneira aberta em pesquisas.
Por isso, é preciso anunciar seu negócio e seu número em outras plataformas, como Facebook, Google Meu Negócio, Instagram e afins.
Caso você, empreendedora, esteja disposta a investir um pouco mais, a opção de promover seu negócio em plataformas costuma render bons resultados.
O Google Ads, por exemplo, é o melhor canal para conseguir turbinar suas publicações.
Por último, é importante entender o seu funil de vendas dentro da plataforma. As diferentes rotulações do WhatsApp Business são ótimas assistentes nessa etapa.
Criar listas de transmissões para clientes com rótulos similares estabelece uma ligação semi-exclusiva com seu cliente, em que, apesar de uma padronização, há preocupação com negócios individuais.
Clientes novos estão mais suscetíveis a conteúdos de topo de funil, ou seja, estratégias de conscientização.
Clientes recorrentes já fazem parte do fundo de funil, recebendo conteúdos mais específicos.
Antes tarde do que nunca, dicas práticas para o seu negócio decolar:
- Tenha um número profissional;
- Crie listas de transmissão, não grupos;
- Cadastre o número de seus clientes;
- Organize seus clientes por etapas do funil;
- Envie conteúdos interessantes para seus clientes;
- Tenha um cronograma de conteúdos;
- Evite demorar para responder seus clientes;
- Automatize respostas básicas;
- Entenda a linguagem de seu público;
- Não tente vender o tempo todo;
- Faça seu cliente se sentir ouvido.
E agora que você já sabe como vender pelo Whatsapp através das nossas dicas, você está pronta para expandir seu negócio!