Dia a Dia

Empreendedorismo feminino: quais os desafios e como superá-los?

Conheça alguns dos principais desafios na jornada do empreendedorismo feminino e veja algumas dicas de como superá-los. Acesse o post e descubra!

Começar seu negócio próprio e empreender não é fácil. Fazer isso sendo uma mulher é um desafio maior ainda.

O empreendedorismo feminino tem sido uma constante cada vez maior no mercado, mas isso não quer dizer que não há obstáculos no caminho.

Assim como qualquer outra modalidade de empreendedorismo, serão encarados desafios comuns do mercado, como entender sua área, saber se atualizar, identificar carências e afins.

Porém, o empreendedorismo feminino possui empecilhos desconhecidos para homens que trabalham na área. Confira abaixo alguns destes desafios e como superá-los.

Conheça os desafios do empreendedorismo feminino e saiba como superá-los

(Celero/Reprodução)

Preconceito

O preconceito é um dos maiores desafios do empreendedorismo feminino, mesmo que as mulheres tenham uma maior escolaridade, elas sofrem pela sociedade que julga que homens trabalham mais, se esforçam mais e etc.

Com discursos ancorados em conceitos ultrapassados e afirmações falsas, a discriminação com o empreendedorismo feminino ainda é muito constante.

Por isso, a melhor forma de superar esse preconceito contra mulheres empreendedoras é tentar ignorar esses comentários negativos e ter a certeza de que seu trabalho é sim relevante.

Além disso, buscar apoio em outras mulheres do ramo, fazer networking com essas mulheres, criando uma rede de suporte, é uma estratégia interessante a ser adotada.

Insegurança para iniciar um negócio

Outro desafio é a insegurança em começar o seu negócio. Isso porque, conforme uma pesquisa da GEM, de 2018, apenas 49,2% das mulheres afirmam que têm conhecimento necessário para empreender, já os homens, atinge o número de 59,5%.

Sendo assim, para superar a insegurança no empreendedorismo feminino, é necessário investir na sua qualificação e desenvolvimento como empreendedora.

Assim, com o preparo necessário, é possível ter mais segurança para criar o seu negócio e fazer o empreendimento dar lucros.

Dupla jornada

Um dos desafios mais conhecidos pelas mulheres empreendedoras é a dupla jornada da mulher, que tem seu negócio para tocar e ainda as tarefas domésticas.

E claro, ainda tem os argumentos machistas com a inserção de mulheres no mercado de trabalho onde eles acham que o melhor é mandá-las “de volta para casa”.

O preconceito impregnado nessa frase simultaneamente atesta a capacidade feminina e a ausência de homens em tarefas domésticas.

Segundo dados do IBGE, as mulheres dedicam cerca de 18,5 horas semanais para os cuidados de casa, 8 horas a mais do que os homens em relação ao mesmo tipo de trabalho.

Isso, claro, pode aumentar seus desafios na hora de empreender. No entanto, uma das coisas positivas do empreendedorismo feminino é a maior flexibilidade de horários. Isso facilita na hora de se organizar para dar conta de tantas obrigações.

A maternidade também pode se tornar um desafio, pois, em muitos casos, as demandas recaem unicamente na mãe da criança, com o pai estando mais ausente ou, no mínimo, com mais liberdade.

É importante quebrar com essa dinâmica e, se for possível, dividir as tarefas domésticas de maneira igual entre todos que vivem nela. Durante o expediente, é fundamental manter-se focada no trabalho.

Se identificou com os desafios? Gostou das dicas? Então compartilhe o conteúdo e acesse a Garotas de Sorte para conferir mais publicações como essa.

Mais de Dia a Dia

Ver mais