Dia a Dia

Entenda o que é empreendedorismo digital e como funciona

Saiba o que é empreendedorismo digital e como funciona, com todos os seus tipos e diferenças para o meio tradicional. Acesse o post e descubra!

Você já ouviu falar ou sabe o que é empreendedorismo digital?

Com o avanço da tecnologia e de todo o ecossistema atrelado a tais evoluções, o empreendedorismo digital se tornou um dos principais setores para quem está em busca de abrir um negócio próprio.

A cultura empreendedora e o ambiente favorável a esse crescimento fez com que muitas pessoas adentrassem no ramo, embora ainda tenham dúvidas sobre o que é empreendedorismo digital.

A área está crescendo e, de acordo com dados do Índice de Transformação Digital da Dell Technologies publicados no site da Forbes, mais de 87% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital.

Dessa forma, vamos te explicar tudo sobre o que é empreendedorismo digital e como o mundo digital conversa com características clássicas do empreendedorismo.

O que é empreendedorismo digital?

Mas, afinal, o que é empreendedorismo digital? O termo é bastante intuitivo. Trata-se da criação, implementação ou gestão de um negócio feito através da internet, utilizando-se de ferramentas digitais.

Assim, como todo planejamento de empreendedorismo, o método tradicional é aplicado em sua fórmula de negócios, porém, com o auxílio de características nativo-digitais, como redes sociais, tráfego pago online e muitas outras.

Alguns modelos de negócios são mais voltados para estratégias digitais, como a criação de uma loja virtual, de blogs ou de serviços de assinatura online. Nessa última categoria, entram atividades como cursos e afins.

Portanto, é preciso entender qual é a finalidade de seu negócio em termos de presença digital e presença física no mundo de negócios.

Assim, será possível estabelecer um plano de negócios fidedigno com sua realidade e necessidades.

Empreendedorismo digital e as diferenças do meio tradicional

Embora possa parecer muito distinto, o empreendedorismo digital é muito semelhante ao meio tradicional. Ainda são utilizadas as mesmas estratégias e modelos de negócio, embora haja certas diferenças.

A implementação de conceitos virtuais e das diversas ferramentas desenvolvidas nesse meio fazem com que alguns negócios sejam adaptados.

Essas adaptações, como a criação de uma loja virtual ou o desenvolvimento de um serviço exclusivo para o meio digital, fazem com que seu negócio esteja mais em ritmo com o ecossistema, entendendo de maneira plena o que é empreendedorismo digital.

Afinal, mesmo com negócios de empreendedorismo tradicional, com lojas físicas e afins, é comum vermos empresas ou empreendedores fazendo negócios utilizando o WhatsApp ou outras redes sociais abertas, como Instagram, Facebook e LinkedIn.

Novamente, vale ressaltar que o meio tradicional e o modelo digital não são antagônicos, pois ambos caminham lado a lado e podem, inclusive, compartilhar de diversas estratégias, seja em modelos exclusivos como híbridos.

Quais os tipos de empreendedorismo digital?

Como explicado previamente, para entender o que é empreendedorismo digital é preciso entender que não há uma resposta necessariamente simples. Na verdade, há um ecossistema que permite a criação de diferentes modelos de negócios.

Blogs

Embora muitos acreditem que a era dos blogs tenha acabado, o modelo de site é essencial para quem busca difundir conhecimento na internet e criar uma expansão de sua marca. Além de manter uma presença digital, o blog pode ser monetizado com a inserção de anúncios e publicidades.

Marketplace/Loja virtual

Embora tenham suas diferenças, o marketplace e as lojas virtuais possuem a mesma finalidade: vender produtos no meio digital. Há tanto plataformas populares terceirizadas, como no Facebook e Instagram, como também o desenvolvimento de sites próprios para venda.

Cursos online

Um ramo que tem crescido muito é o oferecimento de cursos online. É possível tanto desenvolver suas habilidades como também oferecer seus serviços através desse modelo de negócios.

Marketing de afiliados

Já pensou em ser vendedor de um produto que não é seu? O marketing de afiliados funciona dessa forma.

O vendedor não precisa possuir o estoque do produto que está vendendo, mas, sim, agir como o vendedor de determinada loja ou empresa, recebendo uma comissão do valor de vendas.

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital e quais os tipos que existem você pode começar a desenvolver o seu negócio e se tornar uma empreendedora digital hoje mesmo!

Mais de Dia a Dia

Ver mais